As atualizações do subsistema de rede Linux para o kernel Linux 5.17 em desenvolvimento são bastante empolgantes, como de costume, dado o quão prolífico o Linux é desde grandes servidores na nuvem até a execução em equipamentos de rede corporativa até Linux em pequenos hardwares IoT. Não há apenas muitas ações do driver de hardware, como de costume, mas também algumas otimizações importantes de desempenho / latência.
Na frente de otimização de desempenho, há uma otimização de latência significativa para os soquetes AF_UNIX .
Outra vitória de desempenho é otimizar a função csum_partial () do x86_64, que é comumente usada para calcular somas de verificação do TCP.
Há também uma grande otimização do desempenho do TCP por meio do adiamento da liberação do SKB após o bloqueio do soquete ser liberado. Consulte aquele artigo anterior para obter detalhes sobre a emocionante melhoria. Ou por seu impacto empolgante:
Existem muitas melhorias no driver Intel WiFi "IWLWIFI", incluindo novos Killer AX211 PCI IDs, melhorias no WiFi de 6 GHz e suporte para digitalização OCE. Suporte TAS e muito mais.
Enquanto isso, do lado da AMD está o suporte Ethernet para Yellow Carp , mais conhecido como APUs "Rembrandt". É para onde o suporte de rede é integrado ao SoC.
Também há suporte para o adaptador de rede para o NVIDIA Spectrum-4, que ainda não foi lançado .
Algumas das outras mudanças de rede para o Linux 5.17 incluem novos ajudantes BPF, suportando relocações de BPF no carregador de kernel, preparando libbpf para seu lançamento v1.0, economizando alguns ciclos de CPU no código WiFi usando o tempo grosso no código de imparcialidade de tempo de antena, apoiando o relatório de qualidade do Android AOSP Bluetooth, aprimoramentos de Multi-Patch TCP (MPTCP), suporte para Management Component Transport (MCTP) sobre serial, diferentes melhorias de descarregamento de rede, o driver de nuvem da Microsoft agora tem suporte para XDP e o novo driver IWLMEI. O driver IWLMEI da Intel serve para fazer a interface entre o driver WiFi da Intel e seus dispositivos Active Management Technology.
Há também uma infinidade de mudanças em muitos outros drivers de rede do Linux, conforme apresentado nesta solicitação de pull para o Kernel Linux 5.17.
Até a próxima !!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário