FERRAMENTAS LINUX: O Driver do Kernel Linux 5.17 EDAC traz o suporte para as novas CPUs AMD Zen, memória RDDR5 / LRDDR5

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

O Driver do Kernel Linux 5.17 EDAC traz o suporte para as novas CPUs AMD Zen, memória RDDR5 / LRDDR5

 


Confira !!

Com a janela de mesclagem do kernel Linux 5.17 formalmente aberta hoje, entre as primeiras solicitações de pull enviadas esta manhã estavam as atualizações de driver de Detecção e Correção de Erros (EDAC), que são notáveis ​​desta vez na preparação para o hardware de servidor AMD EPYC de próxima geração.

O trabalho mais empolgante do EDAC para este próximo ciclo do kernel é a preparação para os processadores AMD Zen de próxima geração, bem como adicionar suporte para memória de sistema DDR5 a este código do kernel que lida com ECC e outras formas de detecção / correção de erros. O suporte DDR5 dentro do escopo do EDAC é para memórias DDR5 registradas e DDR5 com carga reduzida. Este trabalho EDAC eu relatei anteriormente no mês passado, enquanto a notícia é que ele foi enviado para estreia no Kernel Linux 5.17.

O novo suporte ao processador AMD Zen neste contexto se resume à Família AMD 19h Modelos 10h-1Fh e A0h-AFh. Esses novos modelos de CPU chegou em novembro, quando o suporte ao driver de temperatura da CPU estava sendo adicionado. Dado que está indo junto com o suporte de memória RDDR5/LRDDR5 sendo adicionado, parece bastante seguro supor que eles são para Zen 4 / Zen 4C.

Esse é o trabalho empolgante deste ciclo no subsistema EDAC. A única outra mudança digna de nota não AMD é o suporte para o controlador Synopsys v3 DDR em seu driver. A lista de alterações do EDAC para o Kernel Linux 5.17 pode ser encontrada por meio deste pull request .

Embora não esteja relacionado ao EDAC, mas na frente da AMD: também foram enviadas esta manhã as últimas atualizações do SEV para o Jernel Linux 5.17. Existem algumas atualizações de virtualização criptografada segura da AMD - a saber, a solução alternativa para o compartilhamento de código entre o AMD SEV e Intel TDX - mas infelizmente ainda nenhum suporte SEV-SNP foi desenvolvido para a nova funcionalidade com processadores EPYC 7003. Restam os patches SEV-SNP fora da árvore disponíveis.





Fonte

Atér a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário