Confira !!
Em setembro passado, fui o primeiro a chamar a atenção para a Intel trabalhando em um novo recurso para permitir a atualização de alguns componentes de firmware do sistema sem a necessidade de reinicialização , como para servidores de missão crítica que tentam evitar o tempo de inatividade a todo custo. Esse recurso Intel "Seamless Update", também conhecido como Platform Firmware Runtime Update and Telemetry (PFRUT), agora foi enviado para mainlining com o Kernel Linux 5.17.
A Intel enviou os patches revisados em dezembro para implementar o Platform Firmware Runtime Update and Telemetry para os sistemas Linux conforme descrito pela especificação ACPI. Isso fornece um novo driver de kernel "pfr_update" por trás da nova opção de construção de configuração de kernel "ACPI_PFRUT". Há também uma ferramenta básica de espaço do usuário para demonstrar como as atualizações de firmware são enviadas ao driver do kernel para atualização em tempo de execução e também para acessar o suporte de telemetria.
Essa atualização de firmware em tempo de execução não funciona magicamente para todos os hardwares, mas precisa de suporte de plataforma. Todas as indicações até agora são que esta funcionalidade PFRUT / Atualização Contínua será focada em futuras plataformas de servidor Intel, onde as garantias de tempo de atividade são comuns e também precisam manter uma segurança robusta, que é onde o PFRUT pode fornecer imenso valor para eliminar reinicializações do sistema ao atualizar componentes de firmware selecionados enquanto pulando a reinicialização.
O suporte PFRUT foi enviado hoje como parte de mais atualizações ACPI para o Kernel Linux 5.17. Enquanto isso, na semana passada, ocorreram as principais atualizações do código ACPI / gerenciamento de energia para o Linux 5.17, que incluíram a introdução do novo driver de dimensionamento de frequência da CPU AMD P-State.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário