FERRAMENTAS LINUX: O Emulador Cemu se planeja para 2022 com código aberto, visando o suporte ao Linux

domingo, 16 de janeiro de 2022

O Emulador Cemu se planeja para 2022 com código aberto, visando o suporte ao Linux

 


Confira !!

O Cemu,é como um dos principais emuladores de videogame do Nintendo Wii U, planeja se tornar open-source este ano e também está trabalhando no suporte ao Linux e em avanços relacionados a plataformas cruzadas.

O Cemu é um emulador de console de videogame Wii U que está disponível para Windows desde 2015 e obteve muito sucesso, apesar de críticas por ser de código fechado. Um leitor da Phoronix escreveu sobre seu roteiro recém-publicado de 2022 que tem muito interesse para o próximo ano. Em particular para 2022, eles planejam publicar o código-fonte do Cemu e abrir seu processo de desenvolvimento para contribuidores da comunidade. Eles estão planejando que esse marco de código aberto aconteça neste ano civil.

O Cemu também está trabalhando em seu port para do Linux para a qual está cerca de "70%" concluída, mas vários outros itens precisam ser abordados para tornar isso realidade. A Cemu tem trabalhado na mudança para um sistema de compilação Makefile com base de código C++ moderna, um back-end de áudio Cubeb para torná-lo mais independente de plataforma em vez de DirectAudio/XAudio, suporte de decodificação de software H.264 em vez de estar vinculado ao DXVA2 do Windows e mais.

Um empreendimento interessante também é um novo compilador de shader para passar de binários de shader do Wii U para GLSL ou SPIR-V. Completando seus planos/idéias interessantes também está um back-end de CPU JIT usando LLVM para ir do código Wii U PowerPC ao código x86 nativo. No momento, o Cemu conta com um tradutor personalizado para ir dos binários do Wii U para a execução x86, mas a esperança é poder alavancar o LLVM e isso também abriria o Cemu para rodar em mais arquiteturas.

Mais detalhes sobre o roteiro e planejamento do Cemu via cemu.info .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário