FERRAMENTAS LINUX: O GCC 12 está mudando para o estágio 4 de desenvolvimento - nenhum sinal de suporte ao AMD Zen 4

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O GCC 12 está mudando para o estágio 4 de desenvolvimento - nenhum sinal de suporte ao AMD Zen 4

 

Confira !!

A GNU Compiler Collection (GCC), que serve como compilador de sistema padrão na maioria das distribuições Linux, está se aproximando de sua atualização anual com o GCC 12 . O GCC 12 está em um período geral de correção de bugs desde novembro, enquanto a partir da próxima semana estará em sua fase final de focar apenas em correções de regressão e documentação para o compilador.

O gerente de lançamento do GCC 12, Richard Biener, anunciou que o período geral de correção de bugs no "estágio 3" terminará em 16 de janeiro, seguido pelo período do estágio 4 de apenas correção de regressão/documentação. No momento existem cerca de 30 regressões P1 de maior prioridade, 307 regressões P2 e 279 regressões P3.

Ao longo do último ano de desenvolvimento, o GCC 12 obteve suporte para os mais recentes processadores Intel e Arm, suporte para usar o vinculador de molde, mitigações de especulação em linha reta x86, melhorias na arquitetura RISC-V, ativação Armv9- A, vetorização automática no - Nível de otimização de O2, suporte AVX-512 FP16, analisador estático aprimorado e muito mais.

Com o GCC 12, houve um trabalho contínuo para trazer novos recursos de CPUs Intel de próxima geração - assim como estamos acostumados a ver por muitos anos com o suporte pontual ao compilador da Intel - especialmente com as grandes novas Extensões de Matriz Avançada (AMX) e outros recursos vindo. Também houve mais ajustes para o  Alder Lake e outros aprimoramentos. Enquanto isso, estava de volta em meados de 2020 para o GCC 11, onde a Intel introduziu os alvos iniciais do compilador Sapphire Rapids e Alder Lake e, ao longo de 2021, estava resolvendo o AMX e outros recursos. O Sapphire Rapids não está aumentando por alguns meses, enquanto o direcionamento inicial "-march=sapphirerapids" e várias mudanças no compilador foram lançadas no compilador GCC por quase dois anos, enquanto o lançamento estável do GCC 11 foi no ano passado e agora no saltos de lançamento do GCC 12.

Com o histórico de suporte ao compilador de código aberto da Intel tanto para GCC quanto para LLVM/Clang, é lamentável relatar que ainda não há nada a relatar sobre o Zen 4 "znver4" no GCC 12. Dado o tempo, não se parece com o GCC 12.1 o lançamento no final do primeiro trimestre conterá qualquer suporte inicial ao Zen 4, o que é uma pena, dada a cadência anual do GCC para os principais lançamentos e mesmo se/quando ele for introduzido na linha principal do GCC (13) e depois portado de volta para um lançamento de 12 pontos do GCC , a maioria das distribuições Linux não muda para novos lançamentos pontuais do compilador do sistema no meio de seus próprios ciclos de lançamento... Assim, estamos olhando para uma situação em que quando os processadores Zen 4 forem lançados ainda este ano, não haverá disseminação suporte ao compilador mainline no que está sendo distribuído pelas distribuições Linux. Garantido,

É com o Ubuntu 22.10 no outono que eles finalmente enviarão o GCC 12 como seu compilador padrão, o Fedora 36 na primavera estará entre as primeiras grandes distribuições Linux que enviarão este novo compilador, e outras distribuições seguirão ao longo do ano passando para esta versão anual do GCC.

No ano passado, a AMD conseguiu adicionar o Zen 3 ao GCC 11 por sorte. A AMD novamente confiou em seus parceiros SUSE para trazer o Zen 3, mas não havia postado os patches de atualização do znver3 até o lançamento do EPYC 7003 "Milan" em março passado. Então, no curto espaço de tempo entre o lançamento em Milão e o envio do GCC 11.1, os patches do znver3 foram espremidos apenas no último minuto e com os desenvolvedores do SUSE envolvidos liderando o desenvolvimento do GCC e as alterações do znver3 sem o risco de regredir os usuários existentes. Mas mesmo com o Znver3 inicial para o GCC 11, não foi até outubro com o Ubuntu 21.10 que mudou para esse compilador por padrão. Dado que os processadores Zen 4 não são esperados até o final do ano, não parece que algo semelhante acontecerá com o Znver4 de última hora no GCC 12 ... -source/Linux e absteve-se de lançar patches do compilador muito cedo para evitar a confirmação de quais novas extensões / recursos do conjunto de instruções são suportados por seu próximo hardware.


A AMD, por sua vez, está lançando atualizações no mesmo dia para o AMD Optimizing C/C++ Compiler (AOCC) baseado no LLVM Clang ao introduzir novas famílias de processadores, o que parece agradar os usuários de HPC e seus grandes clientes corporativos. Embora o AOCC não tenha entusiasmado os entusiastas de desktop Linux, como os usuários avançados do Arch e do Gentoo, que geralmente são muito expressivos sobre suas escolhas de computação e aqueles que não estão interessados ​​no AOCC por ser um lançamento de compilador somente binário atendendo apenas distribuições Linux corporativas. Infelizmente, eles não têm suporte oportuno nos compiladores de código aberto da linha principal, como o suporte Alder Lake e Sapphire Rapids, que vem amadurecendo em aberto com compiladores lançados no ano passado. Espero que eles consigam um ritmo melhor no futuro, pois a Intel (e a Arm) veem claramente os benefícios de suas formas existentes. Desnecessário dizer,







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário