Confira !!
Seguindo o lançamento de ontem do Linux 5.16 , o pessoal do GNU lançou o GNU Linux-libre 5.16-gnu como seu downstream que remove / desabilita qualquer código dependendo de binários de firmware / microcódigo não abertos, a capacidade de carregar módulos de kernel proprietários e outros limpeza em nome de software livre.
Quanto às novas mudanças no GNU Linux-libre 5.16-gnu em relação à série 5.15, o trabalho realizado pela equipe do GNU FSF América Latina incluiu:
O upstream introduziu uma chamada firmware_request_builtin, portanto, introduzimos uma função firmware_reject_builtin análoga. Os scripts de limpeza costumavam ter funções de shell separadas para desabilitar request_firmware e a variante _nowarn; agora eles foram unificados e estendidos para cobrir a variante _builtin, portanto, os scripts não precisarão de alterações quando o código upstream alternar entre eles.
Novos drivers para wi-fi, mt7921s e rtw89 (8852a), para touchscreen, ili210x, para remoteproc, i.MX dsp, para áudio, qdsp6 e para arquivos de dispositivos para variantes aarch64 qcom, tiveram as solicitações de blob desativadas e os nomes de blob removidos.
Aprenda mais sobre o GNU Linux-Libre ou baixe este último lançamento da v5.16 em FSFLA.org .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário