FERRAMENTAS LINUX: O Intel Arc DG2 "Alchemist" foi adicionado para o Mesa 22.0, mas código está desativado por enquanto

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O Intel Arc DG2 "Alchemist" foi adicionado para o Mesa 22.0, mas código está desativado por enquanto

 

Confira !!

Os desenvolvedores de drivers gráficos Linux de código aberto da Intel agora comprometeram os IDs PCI da placa gráfica DG2/Alchemist e os dados de informações do dispositivo para o Mesa 22.0 para o suporte ao driver OpenGL e Vulkan, mas por enquanto até que o suporte ao kernel Linux esteja pronto, isso está desabilitado.

Chegando  no Mesa 22.0, que agora foi estendido por três semanas para o  desenvolvimento adicional , está adicionando as informações do dispositivo DG2 (Alchemist) e os vinte IDs PCI. Sim, existem 20 IDs PCI para DG2, mas não necessariamente para todos os modelos diferentes planejados para ir ao mercado, mas às vezes os extras são reservados para amostras de engenharia iniciais, SKUs futuros possíveis, mas não planejados, e motivos semelhantes para reservar mais IDs possíveis por família do que necessariamente aparecem em canais de varejo/OEM.

Embora esse suporte a DG2 tenha aparecido no Mesa 22.0, todos os IDs de dispositivo estão ocultos atrás de uma diretiva de compilador "#if 0" para que não sejam incluídos como parte das compilações do Mesa no momento.


A Intel está esperando até que o suporte DG2 do driver gráfico do kernel i915 seja estabilizado antes de expor o suporte do driver Mesa dependente. A partir de agora, com o Kernel Linux 5.17, o suporte ao DG2/Alchemist continua amadurecendo no kernel upstream, mas também não é exposto por padrão, mas continua oculto atrás do parâmetro do módulo do kernel "force_probe"

Assim, provavelmente não será até o Linux 5.18, no mínimo, antes que o suporte ao kernel seja considerado bom para essas próximas placas gráficas Intel Arc e quando o Mesa, por sua vez, expor seu suporte a drivers OpenGL e Vulkan. Escusado será dizer que, exceto um monte de portas traseiras de distribuição, não parece que o Ubuntu 22.04 LTS e similares oferecerão suporte imediato para as placas gráficas Intel Arc que estão fazendo sua introdução inicial até o final do trimestre. A Intel vem trabalhando em sua habilitação de driver Linux para processadores gráficos discretos e memória de vídeo dedicada há algum tempo, mas é um grande empreendimento com sua pilha de drivers de código aberto até então focada apenas em requisitos gráficos integrados. Isto'

Depois que as placas gráficas Intel Arc fizerem sua estreia, fique atento ao Phoronix para saber mais sobre o estado atual do suporte do driver gráfico Linux de código aberto e quais versões/compilações do Git são necessárias para o suporte.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário