FERRAMENTAS LINUX: Os Drivers gráficos open source do Raspberry Pi adicionam o modo de buffer duplo

sábado, 15 de janeiro de 2022

Os Drivers gráficos open source do Raspberry Pi adicionam o modo de buffer duplo

 Confira !!

Os drivers V3D e V3DV da Mesa que fornecem suporte de driver OpenGL e Vulkan de código aberto, respectivamente, para o hardware Broadcom VideoCore mais recente agora tem um modo de buffer duplo implementado. Esta é uma vitória para inúmeras cargas de trabalho para esses drivers usados ​​principalmente pelos modernos computadores de placa única Raspberry Pi.

O V3D/V3DV implementou um modo opcional de buffer duplo que pode ajudar o desempenho em algumas áreas, mas não em todos os lugares ou até mesmo a possibilidade de regressões, portanto, não está habilitado por padrão.

A fusão do Iago Toral, da Igalia, explica: "O modo de buffer duplo divide o tamanho do buffer do bloco pela metade para que possamos começar a processar o próximo bloco enquanto o atual está sendo armazenado na memória. Este modo está disponível apenas se o MSAA não estiver habilitado e pode, em teoria, melhorar o desempenho reduzindo a sobrecarga do armazenamento de tile, no entanto, tem o custo de reduzir o tamanho do tile, o que também causa alguma sobrecarga própria. Testes mostram que isso ajuda alguns casos (por exemplo, os ports do Vulkan Quake), mas prejudica outros (por exemplo, Unreal Engine 4), então por enquanto não habilitamos isso por padrão, mas permitimos ativá-lo seletivamente usando V3D_DEBUG. "

A variável de ambiente V3D_DEBUG=db pode ser usada para ativar esse buffer duplo no Mesa 22.0-devel a partir de hoje e mais recente. Esse suporte depende da desabilitação do anti-aliasing de várias amostras (MSAA).








Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário