FERRAMENTAS LINUX: Os vários drivers de vídeo Linux/X11 não podem mais ser construídos corretamente

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Os vários drivers de vídeo Linux/X11 não podem mais ser construídos corretamente

 


Confira !!

Enquanto muitos entusiastas do Linux gostam de citar o suporte estelar do Linux para plataformas de hardware mais antigas, na realidade esse nem sempre é o caso. Por exemplo, com muitos drivers antigos de configuração de modo de espaço de usuário do X.Org para alimentar placas gráficas antigas, pelo menos para fins de exibição, eles não podem mais ser construídos com cadeias de ferramentas / componentes de software modernos. Dada a falta de relatórios de bugs sobre esses problemas, é muito provável que haja poucos usuários tentando algumas dessas combinações de hardware vintage.

O desenvolvedor de longa data do X.Org, Alan Coopersmith, da Oracle, recentemente analisou todos os drivers X.Org disponíveis que não estão em um estado arquivado e viu como eles são justos - com o objetivo de pelo menos configurá-los para integração contínua simples (CI) se baseia no GitLab.

Coopersmith observou na atualização de status de domingo, "Provavelmente não surpreenderá as pessoas que um bom número de drivers não foi construído quando tentei isso. Alguns eu consegui compilar novamente com correções simples (embora eu não tenha hardware para testá-los, então só posso afirmar que eles compilam - eles podem ou não funcionar), outros ainda precisam de alguma ajuda ou podem estar prontos para arquivamento se ninguém quiser fazê-los construir novamente. "

Entre os drivers de exibição que não foram construídos corretamente em 2022 estavam alguns confiando no código Assembly de 32 bits, alguns ainda dependendo da arquitetura de aceleração XAA que foi removida desde 2012, várias quebras de ABI com alguns drivers voltando quase uma década, remoção de os drivers RAMDAC do X.Org e vários outros problemas de compilação de problemas com compiladores modernos para outro código, dependendo das dependências removidas / obsoletas.

O Coopersmith foi capaz de fazer alterações para pelo menos construir alguns dos drivers, como o XGI DDX e vários drivers da Sun, mas não necessariamente funcionando. Outros drivers incluem TI OMAP, OpenTegra, S3, Glint, Geode e outros com problemas.

Aqueles curiosos sobre os problemas de compilação em 2022 para alguns desses drivers de exibição X.Org antigos podem ver esta postagem na lista de discussão .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário