Confira !!
Você deve se lembrar das notícias de alguns meses atrás sobre o trabalho para melhorar o formato em disco do Btrfs ao abordar "partes dolorosas" de seu design . Esse trabalho "extrent-tree-v2" está progredindo e recentemente foi enfileirado no código Btrfs for-next, embora oculto atrás de um sinalizador de depuração.
O trabalho extension-tree-v2 de Josef Bacik foi inicialmente motivado para abordar a contenção de bloqueio dentro de raízes globais e itens de grupo de blocos sendo espalhados por toda a árvore de extensão. Com o extension-tree-v2, melhorias no design do Btrfs estão sendo feitas como parte de um projeto de longo prazo para aprimorar o Btrfs. Quando concluído, os usuários precisariam migrar para o novo formato em disco para sistemas de arquivos existentes e, no processo, perderiam o suporte para inicializar kernels mais antigos.
Embora este trabalho de melhoria do Btrfs ainda esteja em andamento, parece que os bits iniciais podem chegar ao Linux 5.18 enquanto estão ocultos atrás do sinalizador de configuração CONFIG_BTRFS_DEBUG no momento da compilação do kernel. A mensagem de confirmação adiciona:
ESTA É UMA MUDANÇA DE FORMATO EM DESENVOLVIMENTO, NÃO USE A MENOS QUE VOCÊ SEJA UM DESENVOLVEDOR OU UM TESTER.
O formato está em fluxo e será adicionado em etapas, qualquer fs precisará ser refeito entre as atualizações do formato.
O trabalho inicial extension-tree-v2 foi escolhido por David Sterba no código "for-next" do sistema de arquivos Btrfs, o que significa que ele será encontrado no Linux 5.18 (embora oculto por padrão), a menos que os patches acabem sendo revertidos. Como mencionado, embora o trabalho esteja sendo realizado de forma incremental, será ao longo dos próximos lançamentos do kernel que o formato extension-tree-v2 será consolidado. O recurso brilhante inicial na série de patches enfileirados é o suporte para várias raízes globais.
Alguns recursos também estão desabilitados por enquanto com extension-tree-v2, como depuração, criação/exclusão de instantâneo, balanceamento e outras funcionalidades que serão restauradas posteriormente.
Sterba também comentou na lista de discussão do Btrfs , " Adicionado ao misc-next. Fiz apenas alguns ajustes, algumas atualizações de mensagens, adicionei comentários. Como esta será uma longa série, gostaria de sugerir fazer desenvolvimento e etapas de limpeza. O desenvolvimento para que você possa descartar novas alterações funcionais, mas a limpeza parece ser necessária, pois há muito código repetido e, caso contrário, ele precisa ser mantido em um nível saudável em relação ao outro código. "
Aqueles curiosos sobre o trabalho na árvore de extensão -v2 e outros empreendimentos deste moderno sistema de arquivos Linux podem rastreá-lo via Btrfs for-next.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário