FERRAMENTAS LINUX: A aceleração de GPU AMD HIP Linux para o Blender foi adiada para a versão v3.2

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A aceleração de GPU AMD HIP Linux para o Blender foi adiada para a versão v3.2

 

Confira !!

No ano passado, o Blender 3.0 adicionou a aceleração AMD HIP ao seu código de renderização Cycles X com a remoção do OpenCL. Esse suporte AMD HIP para Blender 3.0 foi limitado ao Windows com planos para então habilitar o suporte Linux para Blender 3.1. Infelizmente, devido a atrasos no driver da AMD, o suporte ao HIP Linux foi adiado para o Blender 3.2.

O Blender 3.1 deve ser lançado em março e, infelizmente, não terá suporte AMD HIP no Linux.

Brian Savery da AMD comentou sobre o tíquete de rastreamento AMD HIP Cycles X:

Com relação ao suporte ao Linux:

Infelizmente, nosso cronograma de lançamento do driver não se alinha com as datas do Blender 3.1, e há algumas correções que são necessárias. Deve sair algum tempo depois do bcon3 e antes do bcon4, mas estou propondo que o suporte ao Linux seja empurrado para o Blender 3.2 para que haja tempo para testes. Os usuários do Linux devem poder usá-lo abaixo do 3.2 em março.

As compilações diárias de desenvolvimento do Blender 3.2 atualmente em sua forma "alfa" podem ser encontradas em builder.blender.org , mas é um revés lamentável que o suporte AMD HIP Linux não seja encontrado no Blender 3.1 devido à AMD não ter atualizado os drivers Linux a tempo... O Blender 3.2 está atualmente com o objetivo de ser lançado em junho.


Espero que não haja mais atrasos no AMD HIP para Linux com Blender para se beneficiar da aceleração da GPU Radeon. Para aqueles que usam fortemente o Blender no Linux, a NVIDIA com sua pilha de drivers proprietários fornece há muito tempo o melhor suporte acelerado por GPU CUDA/OptiX. Mesmo agora, parece que a maioria dos usuários do AMD Radeon Linux também não instala a pilha de drivers Radeon ROCm para suporte HIP e atualmente não é amplamente empacotado fora das distribuições Linux corporativas ... Espero que o suporte do Vulkan no Blender possa tomar forma e em breve o suficiente para melhorar o suporte à GPU neste software de modelagem 3D de código aberto líder.






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário