FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Linux "Software Defined Silicon" da Intel está avançando

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O suporte do Linux "Software Defined Silicon" da Intel está avançando

 

Confira !!

Embora a Intel não tenha anunciado publicamente seus planos em torno do Software Defined Silicon (SDSi), os patches do kernel Linux que permitem a ativação de recursos licenciados da CPU continuam avançando em direção à integração principal.

Em setembro, fomos os primeiros a chamar a atenção para os patches postados na época para este Software Defined Silicon que permite ativar os recursos de hardware licenciados extras. Os patches continuaram enquanto a Intel não sabia que tipo de recursos eles planejam ter disponíveis no hardware com processadores futuros, mas os mantêm como licenciados / adquiridos separadamente, que precisam ser ativados por este driver "intel_sdsi" contando com assinaturas criptográficas certificados. Presumivelmente, o SDSi será usado com futuras CPUs de servidor Intel, devido ao suporte oportuno ao Linux, mas será interessante ver como ele se desenrola.

Desde os patches originais de setembro, a Intel vem refinando o código de suporte do SDSi Linux que traz de volta memórias do serviço de atualização da Intel de uma década atrás para recursos ativados por software em processadores Core selecionados.



Ainda não foi anunciado que tipo de recursos a Intel está considerando para o SDSi, sejam certos recursos AVX / AMX, outras extensões de conjunto de instruções que podem ser de nicho, mas valiosas para alguns usuários, ou até mesmo levantar restrições de cache / frequência, como visto com o Intel Upgrade original Softwares de serviço.

No dia 31 à noite um novo conjunto de patches foi postado. Algumas das mudanças de preparação para o suporte ao intel_sdsi já foram mescladas para o ciclo Linux 5.17, de modo que a ativação real do SDSi agora está reduzida a apenas três patches. Esses patches adicionam o novo driver da plataforma Intel Software Defined Silicon, bem como a ferramenta de provisionamento de amostra e autotestes para a interface sysfs exposta pelo driver ao espaço do usuário.

Esses últimos patches que estão sendo criticados como parte do processo de revisão podem ser encontrados na lista de discussão do kernel . Veremos se o trabalho do Intel SDSi será concluído a tempo para o ciclo do kernel v5.18 no final de março.










Até a prtóxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário