FERRAMENTAS LINUX: É 2022: Os Drivers de GPU de código aberto Linux chegam com o suporte à API 3dfx Glide

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

É 2022: Os Drivers de GPU de código aberto Linux chegam com o suporte à API 3dfx Glide

 

Confira !!

Uma nova solicitação de mesclagem para a pilha de drivers gráficos Mesa de código aberto do Linux forneceria uma nova implementação de API 3dfx Glide que funcionaria em GPUs modernas apoiadas pelos drivers Gallium3D da Mesa. Essa implementação da API de gráficos 3dfx da década de 1990 é implementada usando a moderna linguagem de programação Rust.

O desenvolvedor independente Link Mauve propôs "Grover" como este front-end de implementação de API Glide baseado em Rust para Mesa Gallium3D, que por sua vez poderia funcionar com hardwares como Intel por meio de seu driver Iris Gallium3D/OpenGL, AMD RadeonSI e outros alvos - - em teoria, qualquer um dos drivers Gallium3D, mas até agora só foi testado com modernos processadores gráficos Radeon e Intel.

Além do hobbyista estar interessado na própria API 3dfx Glide, ele também está trabalhando neste front-end Gallium3D como um novo experimento de código Rust dentro do Mesa.


O desenvolvedor Link Mauve conseguiu criar com sucesso uma implementação Glide no Gallium3D da Mesa para uso por drivers de GPU de código aberto Linux modernos.


Quanto ao próprio código Grover, atualmente falta a integração "winsys" do sistema de janelas pela falta do desenvolvedor ter acesso atualmente a qualquer jogo Linux usando Glide diretamente. Outro caso de uso possível também é para o software Windows Glide e o Grover dentro do Wine / Proton. A implementação da API Glide foi testada até agora contra amostras de código e o jogo Pandemonium de 1997, enquanto por enquanto é considerado um trabalho em andamento.

Mauve observou no MR : " Em suma, não espero que esse driver seja muito usado, escrevi-o principalmente por diversão e para experimentar o Rust dentro do Mesa, mas pretendo mantê-lo e, eventualmente, torná-lo compatível com todas as APIs usadas por todos os jogos daquela era de 1996-2000 que o visavam. "


A API Glide foi desenvolvida pela 3dfx nos anos 90 durante seus dias triunfantes com a Voodoo Graphics. O Glide era sua API gráfica inicialmente proprietária, mas depois de código aberto, que não tem sido amplamente usada desde 1999, quando o OpenGL e o Direct3D começaram a ganhar destaque. Houve alguns emuladores Glide ao longo dos anos que retornam através do OpenGL para renderização, enquanto este novo front-end do Mesa permitiria que ele funcionasse nativamente com os modernos drivers Gallium3D no Linux. O Glide for Gallium3D foi falado há uma década por um desenvolvedor amador separado, enquanto agora em 2022 ele pode finalmente ver o Mesa principal.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário