FERRAMENTAS LINUX: O Chimera Linux avança no espaço de usuário do FreeBSD em cima do Linux, construído usando o LLVM

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O Chimera Linux avança no espaço de usuário do FreeBSD em cima do Linux, construído usando o LLVM

 

Confira !

Enquanto tantas distribuições Linux hoje em dia são apenas mudanças cosméticas e alterações básicas de pacotes no topo de Ubuntu / Debian e Fedora, o Chimera Linux que começou no ano passado continua sendo um projeto interessante para se observar usando o kernel Linux, mas com o usuário do FreeBSD. space, fazendo uso do compilador LLVM Clang em vez do GCC, usando musl como sua biblioteca C preferida e outras diferenças.

O Chimera Linux não é o primeiro a tentar um casamento interessante de componentes BSD e Linux. No passado, houve os gostos do UbuntuBSD para o Ubuntu no topo do BSD, Debian GNU/kFreeBSD e outras combinações interessantes, mas nunca ganhando força e fracassou como tantas distribuições Linux ao longo dos anos. O Chimera Linux, embora em seu curto período desde meados do ano passado, está funcionando bem e tentando ser inovador com suas escolhas e construindo apenas mais uma plataforma esteticamente diferente.


Daniel Kolesa da Chimera Linux apresentou na conferência FOSDEM 2022 do último fim de semana sobre o projeto. No topo do kernel Linux, o Chimera está rodando a área de usuário do FreeBSD, construindo seus pacotes usando LLVM/Clang, fazendo uso de musl libc e vários componentes de ferramentas personalizadas. A maioria de seus pacotes também é construída usando as otimizações Thin LTO do Clang. O gerente do sistema/serviço é Dinit. Enquanto isso, Wayland é o servidor de exibição preferido para o Chimera Linux. O PipeWire também lida com as necessidades do servidor de áudio nesta distribuição.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o Chimera Linux podem fazê-lo através do material de apresentação do FOSDEM 2022 ou indo direto para o Chimera-Linux.org .











Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário