Confira !!
Tem havido alguma atividade no suporte de firmware de código aberto da AMD para plataformas de hardware mais recentes, mas para aqueles que desejam uma pilha de firmware totalmente de código aberto, ainda há trabalho em gerações mais antigas de plataformas de servidor AMD. Michał Żygowski, da empresa de consultoria de firmware 3mdeb, apresentou ontem no FOSDEM 2022 o estado atual dos esforços de firmware de código aberto da AMD em torno do Coreboot.
Desde a palestra de Michał Żygowski no ano passado no FOSDEM sobre suporte a firmware AMD de código aberto, o Coreboot viu suporte para as APUs AMD Ryzen 5000 série "Cezanne". O suporte da Cezanne APU para o Coreboot parece ser direcionado principalmente para os esforços do Chromebook da AMD, com o Google continuando a exigir isso. No entanto, a AMD ainda não disponibilizou nenhum pacote público de suporte de firmware Cezanne para uso com o Coreboot.
Algo novo e não abordado anteriormente foi sobre a AMD estar trabalhando no suporte ao SoC "Sabrina" no Coreboot. Sabrina é para Família 17h modelos A0h a AFh. Essas IDs de modelo já apareceram nos patches do kernel Linux 5.17 e são núcleos Zen de próxima geração . Portanto, é bom ver a AMD preparando esse suporte para Sabrina agora, presumivelmente, embora seja apenas direcionado às intenções do Chromebook.
Uma adição ao amdfetool do Coreboot está trabalhando no suporte de recuperação do BIOS da AMD para quando o sistema falhar no POST. Este amdfwtool para sistemas suportados permite que ele inicialize a partir da imagem de backup da BIOS.
Enquanto no ano passado havia esperança expressa de ver suporte de firmware de código aberto para plataformas modernas de servidor AMD EPYC, no momento não há atualizações. Há também "informações relativas" sobre as perspectivas de firmware de código aberto do servidor AMD. Eu não ouvi nada de novo em canais privados, mas ainda tenho esperança de mudança.
Também em relação aos desenvolvedores de firmware AMD de código aberto está a funcionalidade Platform Secure Boot da AMD, onde as CPUs podem ser bloqueadas para fornecedores específicos. Além desse recurso bloquear o uso de CPUs AMD selecionadas em placas-mãe de outros fornecedores, isso evitaria complicações em relação à capacidade de carregar firmware de código aberto nessas plataformas/processadores.
Enquanto isso, algumas placas-mãe mais antigas da era AMD Optera com portas Coreboot viram seu código ficar para trás e não ser bem mantido em todos os casos. Essas portas que não são atualizadas para interfaces Coreboot modernas correm o risco de serem removidas da árvore de origem.
Algumas plataformas mais antigas, como o ASUS KGPE-D16, estão vendo um renascimento em seu suporte a firmware de código aberto, graças ao patrocínio de algumas organizações interessadas nessa plataforma para desenvolvedores de blockchain e outros propósitos. Dasharo está sendo trabalhado como um downstream de distribuição de firmware de código aberto focado em código simples, manutenção de longo prazo e respeito à privacidade.
Aqueles que desejam aprender mais sobre os esforços de firmware AMD de código aberto por Michał Żygowski da 3mdeb podem ver seus outros recursos de apresentação a partir de hoje no FOSDEM.org .
Esperamos que mais esforços de firmware de código aberto da AMD se materializem em 2022 ..
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário