FERRAMENTAS LINUX: A Microsoft posta o driver do kernel Linux "DXGKRNL" atualizado para o WSL/WSA

sábado, 5 de fevereiro de 2022

A Microsoft posta o driver do kernel Linux "DXGKRNL" atualizado para o WSL/WSA


 Confira !!

A Microsoft continua trabalhando em seu controverso driver " DXGKRNL " que eles esperam colocar no kernel do Linux para beneficiar seus esforços do Windows Subsystem for Linux (WSL) e do Windows Subsystem for Android (WSA).

DXGKRNL é a parte do driver do kernel de seu esforço em expor os adaptadores gráficos DirectX ao espaço de usuário do Linux para uso do WSL2 (e em breve, WSA). O driver DXGKRNL faz interface com a GPU virtual Hyper-V do Windows para passar o fluxo de comando D3D12 para o host/driver nativo do Windows e GPU para execução real, para que os convidados Linux/Android possam aproveitar a aceleração de GPU, seja para gráficos ou computação de GPU.



Quando o código DXGKRNL original foi publicado em 2020, e foi rapidamente criticado pelos desenvolvedores upstream do kernel, especialmente por depender de software de espaço do usuário de código fechado para uso, o que imediatamente o exclui para mainlining. Mas agora que o oneAPI da Intel pode funcionar no Windows Subsystem para Linux, eles tecnicamente têm um espaço de usuário de código aberto para testes, em vez de depender de drivers de código fechado de outros fornecedores. Assim, esse bloqueador pode ser evitado, embora alguns ainda não sejam a favor desse driver devido às preocupações normais da Microsoft.

Em janeiro, os engenheiros da Microsoft postaram uma versão reformulada do DXGKRNL e neste sábado uma série de patches "v2" foi postada.

Nos patches do mês passado, que foram "reconstruídos desde o início", os patches v2 melhoraram o layout do código na série de patches, os avisos do compilador foram corrigidos, o comportamento do DXGSYNCFILE foi descartado por enquanto e será reenviado mais tarde, e outras melhorias de código de baixo nível.

O driver DXGKRNL v2 está chegando em 24 patches, totalizando 16,5k linhas de novo código do kernel. Veremos como os desenvolvedores do kernel reagem a esta última série de drivers DXGKRNL e, finalmente, se a Microsoft está em uma trajetória para obter esse driver principal para beneficiar os seus esforços no WSL/WSA.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário