FERRAMENTAS LINUX: O Google Workspace aposta no shadow IT

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

O Google Workspace aposta no shadow IT

 


Confira !

O Google anunciou hoje uma nova versão do Workspace , o serviço de produtividade da empresa que você provavelmente ainda chama de G Suite . Com o novo – e gratuito – plano Google Workspace Essentials, o Google quer trazer mais usuários corporativos para a plataforma, oferecendo a eles as ferramentas básicas de produtividade do Workspace – com exceção do Gmail.

Até agora, para usar o Workspace com um endereço de e-mail que não seja do Google, você precisava se inscrever na conta Business Starter de US$ 6/mês/usuário após um teste de 14 dias. Esse plano pago não vai desaparecer, mas agora tudo o que você precisa fazer é se inscrever com seu e-mail de trabalho e pronto. Não é necessário cartão de crédito.

O novo plano gratuito é essencialmente o plano Business Starter de nível básico existente, mas com uma cota de armazenamento reduzida de 15 GB (abaixo de 30). Caso contrário, você pode usar o Google Meet com até 100 usuários por até 60 minutos em cada chamada, ter acesso ao Spaces para colaboração no trabalho e ao Chat para fofocar sobre seus colegas de trabalho. Todas as ferramentas padrão, como Planilhas, Apresentações e Documentos, também estão incluídas, é claro.

Como você já tem um endereço de e-mail do trabalho, não há Gmail incluído nesta edição, o que faz sentido, já que seria difícil enviar e-mails com seu endereço de trabalho de lá, causando todo tipo de confusão.

Há uma pequena complicação aqui, no entanto. Há um limite de 25 usuários por conta de equipe do Essentials Starter. Mas várias contas de equipe podem ser criadas na mesma empresa. Então, basicamente, alguém da sua equipe precisa iniciar uma conta e pode convidar outros membros da equipe se você estiver trabalhando em uma empresa maior.

Com essa mudança, o Google está abrindo um mundo totalmente novo para shadow IT — e o Google diz isso em seu anúncio quando escreve: “Com o Essentials Starter, facilitamos aos funcionários a escolha de suas próprias ferramentas de produtividade e colaboração para trabalhar”. Se a TI não fizer a escolha, os funcionários farão por eles.

Isso também abre todos os tipos de questões sobre governança e segurança de dados.

“O Google Workspace Essentials Starter foi projetado para que as pessoas comecem facilmente a usar o Google Workspace no trabalho sozinhas ou com sua equipe”, um porta-voz do Google me disse quando perguntei sobre isso. “Embora inclua alguns controles administrativos leves – como a capacidade de convidar usuários para sua equipe – controles granulares de TI e recursos como segurança mais avançada estão disponíveis apenas com planos pagos do Google Workspace.”

É provável que isso faça com que qualquer grande empresa que ainda não tenha uma conta paga do Workspace se inscreva rapidamente em uma para impedir que seus funcionários criem suas próprias.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário