FERRAMENTAS LINUX: O SQLite 3.38 foi lançado com o suporte do JSON aprimorado, aprimoramentos de CLI

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

O SQLite 3.38 foi lançado com o suporte do JSON aprimorado, aprimoramentos de CLI

 

Confira !!

O SQLite 3.38 foi lançado como a primeira grande atualização de 2022 para esta popular biblioteca de banco de dados SQL incorporado.

No SQLite 3.9 em 2015, ele adicionou o módulo JSON1 para começar a construir o suporte para armazenar dados JSON em bancos de dados SQLite. Com o SQLite 3.38, esse módulo JSON agora é integrado por padrão e não requer mais uma opção de tempo de compilação para habilitar. As funções SQLite JSON agora podem ser consideradas incorporadas no futuro.

Além disso, o SQLite 3.38 adiciona as operações -> e ->> para facilitar o processamento de dados JSON e de maneira compatível com bancos de dados MySQL e PostgreSQL. Esses operadores usam uma string JSON como o operando esquerdo e uma expressão de caminho/rótulo de campo de objeto ou índice de matriz como o operando direito. Esses operadores permitem trabalhar facilmente em dados JSON de uma maneira que agora funciona bem com o SQLite / MySQL / PostgreSQL.

O SQLite 3.38 também adiciona a função unixepoch() para retornar um timestamp Unix, sqlite3_error_offset() para localizar um erro SQL em um caractere específico, várias melhorias de tabela virtual, aprimoramentos de linha de comando, como modos de saída colunar agora manipulando corretamente guias/novas linhas no texto e aprimoramentos do planejador de consultas. Na frente do planejador de consultas, o SQLite 3.38 agora usa um filtro bloom para acelerar grandes consultas analíticas.

No geral, esta é uma atualização bastante saudável para o SQLite e uma ótima primeira versão de 2022. Downloads e mais detalhes sobre a biblioteca de banco de dados incorporada SQLite 3.38 via SQLite.org .





Fonte

Até a próxiam !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário