FERRAMENTAS LINUX: O suporte à CPU LoongArch começa a chegar ao LLVM

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

O suporte à CPU LoongArch começa a chegar ao LLVM

Confira !!

Atingindo a árvore de desenvolvimento do LLVM 15.0 esta manhã estão os patches iniciais para a arquitetura de CPU LoongArch da China.

LoongArch é a nova arquitetura de CPU da Loongson, a empresa que há muito produz vários chips MIPS64 para o mercado doméstico de PCs da China e funciona bem no Linux. O LoongArch é baseado no MIPS64 com alguns conceitos do RISC-V e é o esforço da China para impulsionar sua indústria doméstica de fabricação de CPU sem depender de outras fontes.

A série Loongson 3 5000 é o primeiro hardware que suporta este ISA. Como está com o suporte inicial de hardware e software, o desempenho do LoongArch não é impressionante neste momento .

Nos últimos meses, houve muito trabalho para aumentar a cadeia de ferramentas do compilador do LoongArch e o suporte ao kernel Linux, mesmo quando isso significa em algumas áreas apenas copiar o código do MIPS64 existente.

O marco alcançado hoje é o suporte inicial do LoongArch ISA aterrissar na pilha do compilador LLVM de código aberto. Os patches iniciais foram mesclados enquanto ainda parece ser um trabalho em andamento, especialmente na frente de geração de código. Os engenheiros da Loongson estão trabalhando no suporte do compilador LoongArch, semelhante ao trabalho que estão fazendo para o GCC.

A maioria dos projetos de código aberto foi receptiva ao suporte LoongArch sendo adicionado, enquanto veremos a longo prazo quão viável (e desempenho) essa arquitetura de CPU é e quão bem ela pode competir com x86_64, Arm, RISC-V, etc. acaba havendo qualquer uso notável do ISA fora da China.











Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário