Confira !!
Embora ainda seja um trabalho em andamento e dependente de outros patches do Arm SoC para a funcionalidade real, na sexta-feira os patches iniciais do Arm Mali "Valhall" foram enviados para o driver Panfrost Direct Rendering Manager (DRM).
Alyssa Rosenzweig, da Collabora, vem trabalhando em engenharia reversa e criando o suporte de driver de código aberto para o Valhall . A arquitetura Valhall do Mali existe desde 2019 com o Mali G57 e mais tarde através dos atuais gráficos Mali G610 e G710. Valhall é uma grande atualização sobre a arquitetura Bifrost, que é onde a pilha de drivers Panfrost de código aberto atualmente se esgota.
Os patches enviados por Rosenzweig foram testados com um MediaTek MT8192 SoC e é aí que patches adicionais ainda estão pendentes para suporte ao kernel Linux principal.
Os patches do kernel estão agora disponíveis para revisão em sua forma inicial. Veremos se esse trabalho consegue ser finalizado a tempo para o Kernel Linux v5.18 ou se é necessário tempo adicional antes de estar pronto - mas como são apenas algumas dezenas de linhas de código do kernel, ele pode chegar à v5. 18 ciclo. Alyssa também espera obter o código inicial do driver de espaço do usuário Panfrost/PanVK para o Mesa 22.1 do próximo trimestre.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário