A engenharia reversa da arquitetura Arm Mali Valhall começou no verão passado e, embora limitada nos recursos de engenharia reversa por vários meses, parece que neste verão veremos um driver funcionando para o IP gráfico mais recente da Arm.
Alyssa Rosenzweig, que liderou o esforço do driver Panfrost, escreveu um novo post no blog detalhando o esforço de meses até agora para as GPUs Arm "Valhall" de engenharia reversa (Mali G57 e G78) com o objetivo de ter uma pilha de drivers de código aberto funcionando apenas como há para hardware gráfico Mali anterior no Linux.
Embora inicialmente se limitado a um telefone Android sem root com um Mali G78, a engenharia reversa começou no ano passado, juntamente com o trabalho de escrever um compilador de shader para Valhall. No final de 2021, a diversão do Mesa começou e Alyssa colocou as mãos em um Chromebook com um SoC Mediatek MT8192 com um Mali G57 e conseguiu testar melhor o código inicial.
O marco agora alcançado é obter o primeiro teste de aprovação rodando em um hardware real usando estruturas de dados preparadas pelo driver Mesa e shaders compilados usando o novo compilador Valhall. De acordo com a postagem do blog de Alyssa, um bom progresso está sendo feito em Valhall e esperamos que em breve haja suporte no upstream do Mesa.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário