FERRAMENTAS LINUX: A AMD começa a trabalhar em um novo código de som para as próximas plataformas com Kernel Linux 5.18

quarta-feira, 30 de março de 2022

A AMD começa a trabalhar em um novo código de som para as próximas plataformas com Kernel Linux 5.18

 


Confira !!


As atualizações do subsistema de som foram enviadas na semana passada para a janela de mesclagem do Linux 5.18 em andamento. Há muitas novas habilitações de hardware de áudio e outras melhorias para encontrar com esse som para o novo kernel.

Entre o novo código de driver de som no Kernel Linux 5.18 está um controlador PDM genérico (Pulse Density Modulation) e um driver PCI genérico para áudio não baseado em DSP com o Co-Processor de Áudio (ACP) da AMD. Este novo código de driver é inicialmente para plataformas ACP 3.x / Renoir, mas os patches de código da AMD mencionam explicitamente que este novo código de driver ACP PCI/PDM será usado para "suportar plataforma futura" e "outras arquiteturas ACP em um futuro próximo".

Além do trabalho do driver AMD PDM, outro novo suporte de hardware de som no Kernel Linux 5.18 inclui o Atmel PDMC, Awinic AW8738, placas i.MX com TLV320AIC31xx, sistemas Intel com codecs CS35L41 e ESSX8336, MediatekMT8181 WB Bluetooth, NVIDIA Tegra234, Qualcomm SC7280, Renesas RZ/V2L e TI TAS585M. O suporte ao Tegra234 faz com que o áudio funcione para o Orin SoC da NVIDIA .

No lado da Intel, as atualizações de som também incluem várias alterações do Alder Lake e o uso das informações da tabela NHLT ACPI para reduzir o número de peculiaridades necessárias para os sistemas Intel.

Há também várias peculiaridades de som adicionadas para máquinas Dell, HP, Lenovo, ASUS, Samsung e Clevo. Os dispositivos de áudio Corsair também têm algumas soluções alternativas neste kernel.

Veja este PR mesclado para mais detalhes sobre todas as mudanças de som para ouvir com o Kernel Linux 5.18.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário