Confira !!
No início deste ano, com o Intel Media Driver 22 , houve a ativação do "ATS-M" com referências ao "Arctic Sound Mainstream" . Agora, os patches do kernel do Linux chegaram com as mudanças necessárias para esta GPU discreta baseada em DG2 que agora resume o ATS-M como uma GPU sem exibição para servidores.
Embora tenha havido referências de espaço de usuário de código aberto ao Intel ATS-M, somente na noite passada os patches do kernel Linux foram postados para o ATS-M. Os patches são bastante simples, pois estão construindo a funcionalidade Intel DG2 (Alchemist) existente já no kernel do Linux. O ATS-M é baseado especificamente no IP gráfico Xe HPG e Xe HPM.
Os patches resumem o ATS-M como uma plataforma de servidor DG2 com recursos semelhantes ao Xe HPG/HPM, mas sem nenhum suporte de exibição. Portanto, do ponto de vista do driver, é muito fácil seguir os caminhos de código existentes, embora sem suporte de exibição. Dado que foi em janeiro quando se falava sobre ATS-M no contexto do Media SDK da Intel, presumivelmente esta GPU de servidor será comercializada para casos de uso de codificação/transcodificação de vídeo e possíveis casos de uso de computação oneAPI também.
O Intel ATS-M150 e o ATS-M75 foram resumidos com seus patches iniciais do kernel Linux, construídos a partir do código DG2 existente.
Este patch adiciona as informações básicas da plataforma resumidas neste artigo. Em seguida, um segundo patch inicialmente destinado apenas a ser captado por seus sistemas de integração contínua adiciona novos IDs PCI para que eles possam realmente começar a testar as dGPUs do servidor em seus laboratórios de CI. Isso adiciona IDs PCI para peças Intel "ATS-M150" e "ATS-M75". O Intel ATS-M150 é baseado no DG2-G10 e o Intel ATS-M75 reduzido está no DG2-G11. Apenas um ID PCI cada.
Dado o momento agora desses patches, procure o suporte do kernel Intel ATS-M para provavelmente chegar ao kernel v5.19.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário