FERRAMENTAS LINUX: A AMD lança um novo alvo da GPU CDNA "GFX940" no back-end do LLVM, GFX1036 também mesclado

sexta-feira, 4 de março de 2022

A AMD lança um novo alvo da GPU CDNA "GFX940" no back-end do LLVM, GFX1036 também mesclado

 



Confira !!

Os desenvolvedores da AMD tiveram um dia agitado com a fusão no LLVM principal para o compilador de sombreador AMDGPU é um novo alvo de GPU Vega/CDNA "GFX940", bem como um alvo de GPU GFX1036 RDNA.

GFX1036 Escrevi há alguns dias com a AMD fundindo o GFX1036 e o ​​GFX1037 relacionado no Mesa para seu driver OpenGL. GFX1036/GFX1037 seguem o mesmo caminho e são semelhantes ao hardware gráfico baseado em RDNA2 existente. No entanto, com a nova abordagem de enumeração baseada em IP empregada pelo driver, não há muito mais a ganhar com o trabalho inicial no momento.

Este commit adiciona o destino GFX1036 ao LLVM da linha principal.


Mais interessante é que o LLVM também vê um commit adicionando um alvo GFX940. GFX9/Vega continua como a arquitetura CDNA da AMD para aceleradores. Presumivelmente, o GFX940 será um acelerador da série AMD Instinct MI300. O GFX940 é construído no topo do Aldebaran com recursos adicionais para o que aparentemente será chamado de GPU "CDNA 3".

Os detalhes permanecem claros em torno do acelerador Instinct CDNA de próxima geração da AMD, mas é bom ver o suporte iniciado com os primeiros bits já atingindo o LLVM principal para o que estará no LLVM 15.0 ainda este ano. Devido à nova abordagem da AMD para habilitar GPUs em seu driver gráfico Linux de código aberto, será mais difícil rastrear os recursos gerais garantidos para uma GPU futura específica devido à enumeração baseada em IP, mas, como sempre, estou monitorando os repositórios Git e as listas de discussão todos os dias. Fique atento e espero que mais informações sobre o lado do kernel venham no ciclo do Kernel Linux 5.19.







Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário