FERRAMENTAS LINUX: A Ferramenta AMD P-State Tracer será incluída no Kernel Linux 5.18

segunda-feira, 14 de março de 2022

A Ferramenta AMD P-State Tracer será incluída no Kernel Linux 5.18

 

Confira !!

Uma das adições mais proeminentes ao kernel Linux 5.17 é a introdução do driver AMD P-State semelhante ao driver P-State da Intel e visa fornecer melhor eficiência energética do que o AMD Zen 2 e processadores mais recentes atualmente no driver ACPI CPUFreq. Com o Linux 5.18, uma ferramenta de rastreamento AMD P-State deve ser incluída na árvore de origem do kernel para ajudar a analisar e ajustar esse novo driver.

O driver AMD P-State faz uso do ACPI Collaborative Processor Performance Controls (CPPC) encontrado com sistemas Zen 2 e mais recentes quando expostos pela plataforma/BIOS. O novo driver AMD P-State deve realmente ajudar com desktops/móveis, como o Steam Deck, já que a Valve trabalhou nesse driver em colaboração com a AMD ao longo do ano passado.

A árvore de origem do Kernel Linux 5.18 está pegando a ferramenta "amd_pstate_tracer.py" que é usada para gravar e analisar os logs de rastreamento do driver amd-pstate. A intenção é usar essa nova ferramenta para depurar e ajustar o driver.

Embora não faça parte do kernel em si, o amd_pstate_tracer.py é como uma série de outras ferramentas que vivem dentro da árvore de origem do kernel. Os interessados ​​poderão encontrar esta ferramenta em linux/tools/power/x86/amd_pstate_tracer . Como root, esse script Python pode registrar rastreamentos observando o comportamento de desempenho do P-State e, em seguida, relatar detalhes de quanto tempo foi gasto em cada estado de desempenho e outros detalhes sobre o comportamento.


No processo de introdução do rastreador AMD P-State, ele também importa/atualiza o código Intel P-State Tracer já dentro do kernel para o qual a AMD está construindo.

Essa ferramenta, juntamente com a adição de novos eventos de rastreamento ao próprio driver amd_pstate, foi adquirida há alguns dias através da ramificação linux-next do gerenciamento de energia do Linux antes da abertura da janela de mesclagem do Kernel Linux 5.18. A janela de mesclagem do Kernel Linux 5.18 deve começar amanhã se o Kernel Linux 5.17 for lançado hoje e não for adiado para a próxima semana.




Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário