FERRAMENTAS LINUX: A Intel continua os preparativos para o Linux para os aceleradores de computação do Xe HP

quarta-feira, 2 de março de 2022

A Intel continua os preparativos para o Linux para os aceleradores de computação do Xe HP

 


Confira !!

Enquanto o suporte da placa gráfica DG2/Alchemist Arc da Intel com a pilha de drivers Linux open source parece estar entrando em forma com o código dp upstream mais recente antes das placas gráficas que devem ser lançadas no próximo trimestre, o suporte ao acelerador de computação Xe HP continua sendo um trabalho -in-progress para o driver de kernel do Intel Linux de código aberto.

Foi enviado na segunda-feira o último conjunto de patches para habilitar a nova classe de mecanismo desses aceleradores: os Compute Command Streamers (CCS). O CCS é como o mecanismo de renderização de gráficos convencional da Intel, mas focado apenas na computação GPGPU e, portanto, sem pipeline 3D - apenas focado em computação e processamento de vídeo.

A série de patches do final de fevereiro prepara o suporte à classe de computação / mecanismo do CCS, mas ainda não os expõe. Além desta série de patches agora ser tarde demais para encontrá-la na fila no DRM-Next antes da próxima janela de mesclagem do Linux 5.18, ainda há mais trabalho a ser realizado antes que os streamers de comando de computação sejam expostos. A carta de apresentação do patch observou: " Por enquanto, estamos apenas enviando algumas preparações iniciais 'sob o capô' para os mecanismos CCS sem realmente expô-los ao espaço do usuário ou adicioná-los à lista de mecanismos de qualquer plataforma ainda. Pode haver um pouco mais relacionado ao GuC atualizações necessárias antes que seja seguro expô-los, então os bits reais [ABI do espaço do usuário] virão mais tarde, uma vez que tudo esteja resolvido. "

Dado o tempo, eles não chegarão até pelo menos o ciclo do kernel v5.19, então essa provavelmente seria a versão mínima do kernel para suporte Xe HP, supondo que todo o outro trabalho de ativação esteja concluído até então ... Isso seria um versão estável do kernel no meio do verão, no mínimo, se tudo estiver concluído a tempo para o ciclo 5.19. Veremos como tudo se desenrola em termos de tempo para quando o suporte ao driver do acelerador de computação Xe HP for resolvido e quando esse hardware estiver prontamente disponível.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário