O Gamescope Wayland Compositor da Valve é o que nasceu de seu antigo esforço Steamcompmgr, mas reescrito para direcionar Wayland, interagindo diretamente com APIs DRM/KMS para maior eficiência e fazendo uso do Vulkan. Até o momento, o Gamescope trabalhou com as pilhas de drivers gráficos Linux de código aberto Intel e Radeon, enquanto o driver proprietário da NVIDIA está vendo o trabalho na direção de suportá-lo.
Além de Gamescope ser interessante por seus benefícios de desempenho / latência como parte de seu design para otimizar a execução de jogos, ele também fornece recursos como FidelityFX Super Resolution (FSR) integrado e dimensionamento inteiro também. Devido à sua crescente popularidade entre os jogadores e benefícios tangíveis, a NVIDIA está trabalhando para oferecer suporte ao Gamescope com seu driver.
A NVIDIA confirmou que está trabalhando no suporte do Gamescope para o seu driver e esta semana James Jones da NVIDIA enviou uma solicitação inicial de correções para lidar com o uso do driver NVIDIA. As alterações solicitadas no Gamescope são para aumentar o limite do descritor de arquivo flexível (FD) para o processo na inicialização e não usar a propriedade GAMMA_LUT CRTC onde não há suporte. Essas mudanças genéricas, por sua vez, são um passo em direção à compatibilidade do driver NVIDIA.
A solicitação inicial de pull até agora parece que as mudanças devem acabar chegando, embora outras melhorias no Gamescope ainda possam ser feitas. Este, porém, é apenas o passo inicial para deixar a NVIDIA e o compositor Gamescope felizes. Mas "em breve" eles esperam ter tudo resolvido para os jogadores NVIDIA Linux que desejam executar o Gamescope com seus jogos (X)Wayland.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário