Confira !!
O próximo kernel Linux 5.18 tem suporte principal disponível para o SoC autônomo completo da Tesla, juntamente com outros hardwares Arm interessantes.
No início deste ano, escrevi sobre a Samsung trabalhando para upstream do chip FSD da Tesla no kernel Linux . Isso funciona para permitir que o chip de direção autônoma da Tesla seja usado em seus veículos elétricos mais recentes. O chip Tesla FSD é vagamente baseado no Samsung Exynos IP, então há alguma sobreposição e os engenheiros da Samsung realizaram para obter esse suporte do Tesla FSD no upstream do kernel Linux.
Não que a maioria dos proprietários de Tesla esteja tentando carregar um novo kernel Linux ou distribuição Linux personalizada em seu sistema FSD, esse upstreaming, por sua vez, pode diminuir a carga de manutenção Tesla/Samsung avançando com menos patches fora da árvore para carregar a compilação do kernel em seu ambiente de software. O Tesla FSD SoC é composto por três clusters de quatro núcleos de processador Cortex-A72 e vários blocos IP extras. O código de suporte do kernel Linux para o Tesla FSD SoC neste estágio está abaixo de 4k linhas de novo código, além de todo o código Samsung e AArch64 existente no kernel da linha principal.
O suporte ao chip Tesla FSD foi mantido desde ontem à noite no kernel Linux 5.18 com sua janela de mesclagem em andamento. As atualizações do DeviceTree também incluem a adição do SoC de rede Airoha EN7523, plataforma de tablet Mediatek MT6582, SoC de rede Microchip Lan966, SoCs Qualcomm Snapdragon 625/632 usados pelo LG Nexus 5X e Fairphone FP3, Renesas RZ/G2LC e RZ/V2L SoCs, e os SoCs Samsung Exynos 850/7885. O Raspberry Pi Zero 2 W agora também é suportado pelo kernel Linux 5.18 principal. O Rockchip Bananapi-R2-Pro é outro Arm SBC adicionado também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário