Confira !!
Antigamente, 2,5 milhões de IOPS por núcleo era um feito impressionante... Esse dia foi há pouco mais de um ano . Com um hardware mais rápido e otimizações implacáveis por desenvolvedores de kernel Linux, 14 milhões de IOPS por núcleo é o novo recorde agora alcançado.
Graças ao trabalho do mantenedor do subsistema de bloco do Linux, Jens Axboe, e de outros desenvolvedores de kernel upstream, no ano passado, benchmarks de registro após registro foram alcançados ao medir o potencial de IOPS por núcleo para reduzir ainda mais a sobrecarga de E/S do Linux. A faixa de 2 a 3 milhões foi impressionante há um ano, enquanto agora está ao norte de dez milhões e se aproximando de quinze milhões.
Axboe ainda está usando o Intel Core i9 12900K "Alder Lake" com armazenamento Intel Optane P5800X NVMe para sua configuração de hardware principal. A quebra do limite de 14 milhões de IOPS foi alcançada quando ele estava usando o código de desenvolvimento mais recente, incluindo seu branch Git "perf-wip" que carrega suas várias otimizações de desempenho até o mainline junto com "alguns itens pendentes"
14M IOPS out of a single CPU core? Yes please. Usual test case, 12900K box. This is current -git + perf-wip, with a few pending goodies.
— Jens Axboe (@axboe) March 22, 2022
Keep pushing forward, next stop 15M/core. When we optimize, we don't to it for benchmarking, but rather to reduce overhead in general. pic.twitter.com/iHIegsZ9fB
O próximo marco visa atingir 15 milhões de IOPS por núcleo. Embora nem todos tenham esse hardware de classe e isso seja apenas um benchmarking do dispositivo de bloco bruto, em última análise, todas essas otimizações de E/S do Linux permitem reduzir a sobrecarga e gerar caminhos de código mais eficientes que beneficiam todos os usuários do Linux.
Até a próxiam !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário