FERRAMENTAS LINUX: O decodificador de vídeo dav1d 1.0 AV1 se aproxima do lançamento com a aceleração do AVX-512

terça-feira, 1 de março de 2022

O decodificador de vídeo dav1d 1.0 AV1 se aproxima do lançamento com a aceleração do AVX-512

 

Confira !!

Dav1d como o principal decodificador de vídeo AV1 de código aberto baseado em CPU desenvolvido pelo projeto VideoLAN está chegando ao seu lançamento v1.0.

O marco dav1d 1.0 deve ser iminente com os preparativos em andamento para marcar o marco significativo "1.0". Isso segue os muitos lançamentos 0.x do projeto, onde eles aceleraram incrementalmente o codificador por meio do suporte a extensões adicionais do conjunto de instruções x86/x86_64 e Arm e outras otimizações gerais para tornar a decodificação de vídeo AV1 baseada em CPU muito rápida.

Felizmente, estamos começando a ver as GPUs de desktop mais recentes que suportam a decodificação AV1, enquanto o dav1d ainda tem muito potencial para hardware mais antigo sem aceleração AV1 ou outros casos de sistemas sem suporte de driver apropriado, etc.

Além de entregar todas as mudanças feitas ao longo das versões 0.x, o dav1d 1.0 será uma nova versão significativa por si só agora que eles adicionaram suporte ao AVX-512. O grande novo recurso do dav1d 1.0 é o suporte para AVX-512 para complementar os caminhos de código existentes do projeto para recursos de CPU que variam de SSE2 até AVX2. Esta aceleração AVX-512 nova para dav1d 1.0 deve ajudar a acelerar ainda mais as coisas para CPUs Intel recentes com suporte para ela (e AVX-512 rumores para o AMD Zen 4).

O Dav1d 1.0 também adiciona uma nova API de granulação e possui várias correções de bugs e outras melhorias. As notas de lançamento provisórias do dav1d 1.0 podem ser encontradas no repositório dav1d Git da VideoLAN . Fique atento para o lançamento formal do dav1d 1.0.0 em breve.

Os curiosos sobre os atuais recursos de desempenho 0.9 em uma ampla variedade de processadores,  podem consultar a página de perfil de teste do OpenBenchmarking.org .






Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário