Como esperado, as atualizações do subsistema térmico para o kernel Linux 5.18 em desenvolvimento estão trazendo a nova Interface de Feedback de Hardware (HFI) para beneficiar seus processadores de arquitetura híbrida, conforme introduzido recentemente com o Alder Lake.
A Intel Hardware Feedback Interface é usada para comunicar os recursos de desempenho e eficiência energética de núcleos de CPU individuais do sistema. O kernel do Linux utilizará os dados HFI para melhor posicionamento de tarefas ao decidir onde colocar tarefas entre os núcleos/threads de CPU disponíveis. Os engenheiros da Intel têm trabalhado neste novo driver Linux nos últimos meses, desde o ano passado.
Os dados de energia/térmicos da Intel Hardware Feedback Interface são atualizados dinamicamente em tempo real com base nas condições atuais do sistema e outros fatores. Da documentação do kernel com o novo driver Intel HFI:
A Hardware Feedback Interface fornece ao sistema operacional informações sobre o desempenho e a eficiência energética de cada CPU do sistema. Cada capacidade é dada como uma quantidade sem unidade no intervalo [0-255]. Valores mais altos indicam maior capacidade. A eficiência energética e o desempenho são relatados em recursos separados. Embora em alguns sistemas essas duas métricas possam estar relacionadas, elas são especificadas como recursos independentes no Intel SDM.
Esses recursos podem mudar em tempo de execução como resultado de mudanças nas condições de operação do sistema ou da ação de fatores externos. A taxa na qual esses recursos são atualizados é específica para cada modelo de processador. Em alguns modelos, os recursos são definidos no momento da inicialização e nunca mudam. Em outros, os recursos podem mudar a cada dezenas de milissegundos. Por exemplo, um mecanismo remoto pode ser usado para diminuir a potência de projeto térmico. Tal mudança pode ser refletida no HFI. Da mesma forma, se o sistema precisar ser estrangulado devido ao calor excessivo, o HFI pode refletir um desempenho reduzido em CPUs específicas.
O kernel ou um daemon de política de espaço do usuário pode usar esses recursos para modificar as decisões de posicionamento de tarefas. Por exemplo, se os recursos de desempenho ou energia de um determinado processador lógico se tornarem zero, é uma indicação de que o hardware recomenda ao sistema operacional não agendar nenhuma tarefa nesse processador por motivos de desempenho ou eficiência de energia, respectivamente.
O driver Linux para Intel HFI foi enviado ontem como parte das atualizações térmicas para o Kernel Linux 5.18. Junto com o próprio driver, o utilitário intel-speed-select também foi atualizado para lidar com dados Intel HFI. Também há correções para outros drivers térmicos e outras variações normais de código como parte dessa solicitação de pull, mas o Intel HFI é a adição mais notável para os usuários finais.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário