FERRAMENTAS LINUX: O Intel HFI estreia no Kernel Linux 5.18 para melhorar o desempenho/eficiência da CPU híbrida

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O Intel HFI estreia no Kernel Linux 5.18 para melhorar o desempenho/eficiência da CPU híbrida

 

Confira !!

O kernel Linux 5.18 nesta primavera está adicionando suporte para a Intel Hardware Feedback Interface (HFI, também mencionada às vezes como a interface Enhanced Hardware Feedback - EHFI).

A Intel Hardware Feedback Interface é usada para comunicar os recursos de desempenho e eficiência energética de núcleos de CPU individuais do sistema. O Linux, por sua vez, usará os dados do Intel HFI para tomar decisões aprimoradas de posicionamento de tarefas sobre onde colocar determinado trabalho entre os núcleos/threads de CPU disponíveis.

O Intel HFI é importante para os novos processadores Intel Alder Lake e futuros designs de processadores híbridos comercializados como tendo "Thread Director" para que o kernel tenha o conhecimento apropriado para colocar tarefas importantes nos núcleos da CPU com maior potencial de desempenho e colocar tarefas em segundo plano e outras menos importantes trabalhar em núcleos mais eficientes em termos de energia.


A Intel Hardware Feedback Interface não é estática (bem, pelo menos pelo design, algumas plataformas/firmware podem decidir apenas programá-lo no momento da inicialização, mas o design HFI é que ele pode mudar dinamicamente a cada "dezenas de milissegundos"), mas o o feedback para o kernel/SO pode mudar dependendo das condições térmicas atuais e outros fatores.

A interface de feedback de hardware da Intel é o que já é suportado pelo Microsoft Windows 11, agora chegando ao Linux. Em dezembro, escrevi mais sobre esse trabalho em Intel HFI Code Revised For Improving Alder Lake's Hybrid Support On Linux . Foi no final de 2020, quando a Intel começou a documentar a Interface de feedback de hardware aprimorada . Isso também será muito importante para os futuros processadores Intel.

A notícia neste fim de semana é que o código do kernel Intel HFI Linux foi fundido no ramo linux-next do linux-pm. Com o mantenedor do subsistema de gerenciamento de energia do Linux Rafael Wysocki (e funcionário da Intel) tendo escolhido o driver intel_hfi no código "-next", isso basicamente sinaliza que ele está pronto para aparecer no próximo ciclo do kernel que será o Kernel Linux 5.18.

A janela de mesclagem do Kernel Linux 5.18 acontecerá formalmente no final de março, assim que a v5.17 for lançada, mas o Kernel Linux 5.18 estável não será lançado até o final de maio. Infelizmente, isso coloca esse driver Intel HFI fora do escopo para o envio de lançamentos de distribuição Linux prontos para uso na primavera (além das distribuições que estão sendo lançadas ou como o Fedora, que enviam novos kernels importantes como atualizações de lançamento estáveis), mas pelo menos deve estar tudo pronto para as distribuições Linux de outono.

Portanto, procure o código do Intel HFI que aparecerá no Linux nos próximos meses para melhorar o posicionamento de tarefas do agendador do kernel entre seus processadores mais recentes para um melhor desempenho/eficiência.








Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário