FERRAMENTAS LINUX: O Driver Linux ocioso da Intel finalmente vendo o suporte para o Xeon Sapphire Rapids

sexta-feira, 4 de março de 2022

O Driver Linux ocioso da Intel finalmente vendo o suporte para o Xeon Sapphire Rapids

 

Confira !!

Embora grande parte da habilitação do Xeon Scalable " Sapphire Rapids " da Intel tenha sido eliminada há algum tempo no kernel Linux e nos componentes relacionados, existem alguns resquícios apenas agora em forma de patch e trabalhando para o kernel principal com Sapphire Rapids aumento da produção nos próximos meses.

Ontem foi o lançamento do novo driver Intel In-Field Scan (IFS) para novos recursos de teste de hardware de silício com o Sapphire Rapids. Para Linux 5.18 , o suporte ENQCMD está definido para ser reativado como uma instrução importante para o Data Streaming Accelerator (DSA) com Sapphire Rapids. Além disso, houve o recente driver Intel Software Defined Silicondefinido para v5.18 também, mas ainda não está claro se isso é para Sapphire Rapids ou não.

Outra peça do quebra-cabeça que a Intel surpreendentemente não conseguiu resolver até agora é o suporte do driver Intel_Idle para Sapphire Rapids. O driver do kernel Linux intel_idle é para o gerenciamento de tempo ocioso da CPU que está em uso desde os dias de Nehalem. O driver Intel Idle é importante para economia de energia para comunicar à CPU que parte do hardware pode ser colocado em um estado de energia mais baixa (ocioso).


O suporte ao driver Intel Idle para o Sapphire Rapids Xeon está um pouco mais envolvido desta vez do que apenas adicionar novos IDs. Até agora, o manuseio dos estados C1 e C1E era independente, mas com o Sapphire Rapids eles se tornaram mutuamente exclusivos. O Sapphire Rapids não permitirá que os estados C1 e C1E sejam habilitados ao mesmo tempo, portanto, o código intel_idle precisa lidar com o novo comportamento - por padrão, o Sapphire Rapids (SPR) apenas os estados C1 e C6 serão registrados.

O C1E C-state economiza mais energia do que C1, portanto, a série de patches de ativação SPR também adiciona uma nova opção de módulo intel_idle.preferred_cstates= para aqueles que desejam ativar o estado C1E e, assim, desativar C1. No caso de Sapphire Rapids, usando intel_idle.preferred_cstates=4desabilitará C1 e habilitará C1E se preferir a maior economia de energia, mas com maior latência de saída.

Esses patches fornecem suporte ao driver Intel Idle para o Sapphire Rapids. Dado que esses processadores Xeon Scalable de próxima geração, esperamos chegar mais cedo ou mais tarde, esperamos que o trabalho ainda consiga ser retomado a tempo para o ciclo do kernel v5.18.









Até a próxima !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário