FERRAMENTAS LINUX: O Intel "In-Field Scan" está chegando com Sapphire Rapids como novo recurso de teste de falha de silício

quinta-feira, 3 de março de 2022

O Intel "In-Field Scan" está chegando com Sapphire Rapids como novo recurso de teste de falha de silício

 


Confira !!

O Intel In-Field Scan é um recurso de hardware sobre o qual não ouvimos a empresa falar publicamente até ontem, quando eles publicaram um novo driver Linux de código aberto para esse recurso de teste de falha de hardware que está sendo introduzido com os processadores Sapphire Rapids.

O Intel In-Field Scan é um recurso de hardware que está sendo introduzido inicialmente com pelo menos alguns dos próximos SKUs do processador Xeon "Sapphire Rapids" e permite a execução de testes de nível de circuito em um núcleo de CPU para detectar problemas de hardware não detectados por verificações de paridade ou ECC. A intenção com Intel In-Field Scan (está usando um acrônimo "IFS", que não deve ser confundido com Intel Foundry Services) tem ganchos de hardware para realizar testes por núcleo e relatar quaisquer falhas de silício desses testes. O Intel In-Field Scan foi projetado para ser usado por provedores de nuvem, OEMs e outros hiperescaladores para executar testes e encontrar falhas em campo devido ao envelhecimento do silício ou outros problemas de hardware que não seriam detectados por verificações de hardware existentes, como ECC erros de memória ou outras exceções de verificação de máquina.

Quanto ao que todos esses testes de hardware em nível de silício serão realizados, isso não está totalmente claro. Este driver de kernel Intel IFS proposto é apenas a infraestrutura para lidar com a varredura em campo, enquanto os próprios testes serão carregados como um binário semelhante ao microcódigo da CPU Intel. Os testes Intel IFS serão carregados a partir de um arquivo e são específicos para uma família/modelo/passo específico de CPU. Esses arquivos são autenticados antes do uso e, quando carregados, armazenados na memória segura.

Ao executar em processadores Intel suportados com um driver com o driver Intel IFS e com as imagens IFS de teste disponíveis, os testes podem ser carregados via /sys/devices/system/cpu/ifs/reload . O acionamento dos testes IFS para serem executados em todos os núcleos de CPU disponíveis pode ser realizado por meio da gravação em/sys/devices/system/cpu/ifs/run_test . O driver IFS também permite testar núcleos de CPU específicos individuais também via sysfs.

Depois de realizar um teste de varredura em campo, os resultados são gravados em /sys/devices/system/cpu/ifs/status para relatar se todos os núcleos da CPU foram aprovados ou falharam. Também existem arquivos sysfs para relatar núcleos de CPU específicos que passaram/falhou ou não foram testados.


Essas interfaces permitirão que OEMs e hiperescaladores realizem facilmente esses testes de falha de silício sempre que desejado antes da implantação ou de maneira contínua para procurar quaisquer problemas decorrentes do silício antigo.

O driver do kernel Intel In-Field Scan Linux está atualmente sob revisão na lista de discussão do kernel e equivale a cerca de 1,5k linhas de novo código - sem contar os arquivos de teste específicos do modelo de CPU a serem publicados que aparentemente serão lançados mais tarde uma vez que Sapphire Rapids é formalmente lançado.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário