Confira !!
Em 2019, que parece uma eternidade atrás, com tudo o que aconteceu no mundo, o kernel Linux preteriu o suporte a.out . Este formato de arquivo executável / código de objeto / biblioteca compartilhada foi usado antes do domínio do ELF, mas raramente é usado hoje. Houve patches pendentes para finalmente remover a.out do kernel , enquanto o plano agora é parar de construí-lo nos alvos Alpha e Motorola 68000 para ver se alguém percebe/se importa.
Os desenvolvedores de kernel Linux upstream não vêem nenhuma razão legítima para manter o suporte ao formato a.out e agora está obsoleto por três anos. Apenas os alvos da arquitetura Alpha e m68k dentro do kernel Linux ainda estão sendo compilados com suporte a.out habilitado.
Então, a um passo de remover o código a.out, o plano agora é através das seleções do Kconfig para parar de construí-lo para m68k e Alpha. Essa mudança fácil permitirá ver se alguém percebe/se preocupa com a remoção do suporte a.out nessas arquiteturas, mas se ninguém estiver reclamando, provavelmente significa que um kernel futuro pode ir em frente e remover esse código de suporte imediatamente.
Este patch foi escolhido para o branch for-next/execve de Kees Cook antes da janela de mesclagem do Linux 5.18.
Houve também uma discussão em torno do suporte a.out e outros códigos que podem ser limpos/removidos após a eliminação do suporte a.out. Vale a pena reiterar, como nos artigos anteriores, isso é apenas sobre o suporte ao formato de arquivo a.out e não afeta os compiladores de código modernos que usam um nome "a.out" quando nenhum nome de saída é especificado, pois está em ELF ou outros formatos.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário