Confira !!
O Mesa tem há muito tempo o rastreador de estado OpenCL "Clover" Gallium3D que suporta OpenCL 1.x, mas carece de extensões importantes que prejudicam sua praticidade. Com a AMD apoiando sua pilha de computação ROCm nos anos mais recentes e a Intel indo com sua pilha Compute-Runtime para suporte oneAPI e OpenCL, também não há um grande apoiador para o Clover além dos engenheiros da Red Hat e da comunidade. Agora, embora "Rusticl" tenha sido publicado como uma nova implementação Mesa OpenCL escrita na linguagem de programação Rust.
Rusticl foi iniciado pelo conhecido colaborador do Mesa Karol Herbst da Red Hat. Ao começar como um engenheiro de código aberto NVIDIA "Nouveau" na Red Hat, ele trabalhou no suporte de computação Clover da Mesa e em outros esforços. Rusticl é uma tentativa de Herbst de aprender a linguagem de programação Rust e também fornecer uma nova (e esperançosamente superior) implementação OpenCL.
Rusticl anuncia a versão OpenCL 3.0 enquanto no momento passa a maior parte do conjunto de testes de conformidade OpenCL 1.0 e vários outros casos de teste. Rusticl é muito mais moderno focado em OpenCL em comparação com o antigo código Clover. Notável, no entanto, é que o Rusticl no momento ainda não possui suporte a imagens OpenCL, que foi outro problema com o Clover. O objetivo é fazer com que o Rusticl passe corretamente no conjunto de testes de conformidade OpenCL 3.0.
Rusticl depende do clc para compilar o código-fonte OpenCL para SPIR-V. O Rusticl também depende dos drivers Mesa Gallium3D que suportam NIR, mas todos os principais drivers já o fazem.
No momento Rusticl tem pouco menos de dez mil linhas de código. Consulte a sua solicitação de mesclagem para obter mais detalhes sobre esta implementação Mesa OpenCL escrita em Rust.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário