Confira !!
Parece que o Kernel Linux 5.19 terá todos os preparativos básicos para o suporte do Arm Scalable Matrix Extension (SME).
O Scalable Matrix Extension (SME) é uma nova extensão para Armv9-A que se baseia em extensões de vetor SVE/SVE2 para permitir o armazenamento de mosaico de matriz, carregar/armazenar/inserir/extrair vetores de mosaico, produto externo de vetores SVE e modo SVE de streaming . O Modo Streaming SVE com SME permite o novo armazenamento e instruções SME, além de um subconjunto de instruções SVE2, enquanto a saída do modo streaming leva a um comportamento inalterado em relação ao SVE2.
Saiba mais sobre o Arm's SME em community.arm.com .
Além dos engenheiros da Arm trabalhando nas alterações do compilador para o suporte Scalable Matrix Extension, as alterações do lado do kernel também são necessárias e é isso que vem se unindo e parece pronto para o Linux 5.19.
Por meio do repositório ARM64 Git, agora é o branch for-next/sme que contém o trabalho de ativação da Extensão de Matriz Escalável do Arm para o kernel. Várias mudanças no kernel são necessárias para habilitar o suporte/uso SME em futuras CPUs Arm com esta extensão. Isso também inclui documentação sobre a ABI exposta para uso SME para o novo modo de streaming e alterações no código SVE existente.
Agora que o suporte básico para o Scalable Matrix Extension (SME) está presente, introduza a opção Kconfig permitindo que ele seja construído. Embora os registros de recursos não imponham um requisito forte para um sistema com SME oferecer suporte a SVE em tempo de execução, o suporte ao modo de streaming SVE é compartilhado principalmente com o SVE normal, portanto, dependa do SVE.
Além de precisar deste conjunto de patches SME, o suporte é alternado por um novo switch de tempo de compilação ARM64_SME para habilitar a extensão SME.
A menos que surjam problemas no último minuto, esse suporte inicial do Arm SME está pronto para estar pronto na linha principal do Kernel Linux 5.19.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário