Confira !!
Originalmente tentados com o Linux 5.18 eram patches para que o /dev/urandom e /dev/random se comportassem exatamente da mesma forma . Isso foi descartado devido à aleatoriedade insuficiente na inicialização para algumas plataformas como Arm 32-bit, Motorola m68k, Microblaze, Xtensa e outras. Mas então a mudança foi para inicializar oportunisticamente o /dev/random como uma abordagem de melhor esforço, onde pelo menos funciona bem em x86/x86_64. A boa notícia é que o esforço de unificação original pode ser revisitado no futuro, agora que o problema do bloqueador original foi resolvido.
Jason Donenfeld compartilhou "excelentes notícias" de que o problema original que afeta as várias arquiteturas de nicho foi resolvido:
Então, o que isso significa é: a lógica para reverter a unificação /dev/random + /dev/urandom agora foi corrigida. Isso é algum progresso real tangível.
Agora, eu não quero me apressar em tentar a unificação novamente tão cedo. Eu acho que a lição da primeira tentativa não foi simplesmente: "Eu deveria consertar alguns dos casos de teste de Guenter", mas sim que o problema é bastante sutil e exigirá testes e pesquisas muito mais amplos. No entanto, o fato de que a coisa inicial, em várias plataformas, que levou à reversão, foi corrigida, me dá uma quantidade razoável de otimismo de que em /algum ponto/ no futuro, poderemos tentar isso novamente. Um passo de cada vez.
Ele passou a twittar otimismo para o futuro de que a unificação /dev/random e /dev/urandom possa ser revisitada com sucesso no futuro.
Hopefully we'll be able to reattempt the unification of /dev/random and /dev/urandom at some point down the road. https://t.co/G93meKsluu was the first good news about the prospects for that in the future, with some very preliminary patches that chip away at the challenges. https://t.co/rgPZsiW9Tl
— Edge Security (@EdgeSecurity) April 25, 2022
Veja o patch da semana passada para a correção deste último obstáculo agora superado.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário