FERRAMENTAS LINUX: A Máquina Virtual Motorola 68000 "m68k" com até 3,2 GB de RAM é esperada para o Kernel Linux 5.19

quarta-feira, 20 de abril de 2022

A Máquina Virtual Motorola 68000 "m68k" com até 3,2 GB de RAM é esperada para o Kernel Linux 5.19

 


Confira !!

Sendo trabalhado por um tempo tem sido um alvo de virtualização mais poderoso do Motorola 68000 "m68k" . Parece que esse novo destino de máquina virtual virá com o Kernel Linux 5.19 para permitir convidados m68k com até 3,2 GB de RAM e até 128 dispositivos VirtIO.

O destino Macintosh Quadra 800 existente permite apenas até 1 GB de RAM e um conjunto específico de interfaces com o objetivo de corresponder ao destino de hardware real. Enquanto isso, no ano passado, uma nova máquina virtual m68k se uniu muito bem e baseada nas interfaces/dispositivos Goldfish do Google usados ​​para simulação do Android, permitindo até 3,2 GB de memória do sistema e até 128 dispositivos VirtIO. Este é puramente um sistema m68k virtual. O suporte lateral do QEMU para este destino foi mesclado no QEMU 6.0.

Esta nova máquina m68k obviamente não é relevante para combinar com qualquer hardware datado disponível, mas é útil para aqueles que desejam desfrutar da arquitetura Motorola 68000 em um ambiente virtualizado com capacidades de memória de sistema e dispositivos virtuais mais capazes. Falamos sobre essa máquina virtual m68k no passado com patches anteriores, enquanto a notícia desta semana é que esse dispositivo virtual puro chegou ao ramo m68k "for-next" do Git. Assim, salvo quaisquer problemas de última hora, este novo dispositivo virtual deve ser encontrado no kernel Linux 5.19 neste verão.


Esta "máquina virtual pura" pode ser habilitada através da opção de tempo de construção "VIRT" para o kernel m68k e por enquanto está em linux-m68k for-next . Ao construir o código Goldfish existente no kernel e outro código m68k, a nova máquina tem menos de 600 linhas de código do novo kernel. Este trabalho foi liderado por Laurent Vivier.

Os processadores da série Motorola 68000 foram usados ​​na década de 1980 e início dos anos 90, enquanto ainda permanecem populares entre os entusiastas nos dias de hoje em hardware vintage, já que as CPUs foram encontradas nos primeiros computadores Macintosh, bem como da Sun, NeXT, Tandy e outros hardwares populares da época. .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário