Confira !!
Dias após o novo código de driver de kernel de código aberto aparecer em uma queda de código no Tegra , a NVIDIA publicou hoje imagens de firmware assinadas para seus processadores gráficos RTX 30 "Ampere" para finalmente permitir que o suporte de driver de código aberto continue para essas GPUs de última geração .
A NVIDIA apresentou a série GeForce 30 em setembro de 2020, quando as primeiras GPUs apareceram. Desde o dia do lançamento, há suporte oficial de driver da NVIDIA por meio de sua pilha de drivers gráficos proprietários, enquanto até o momento o suporte de código aberto tem sido MIA.
No ano passado, o suporte do Nouveau para Ampere no Kernel Linux 5.11 foi apenas para a configuração do modo kernel para poder conduzir um monitor conectado na resolução adequada, mas sem qualquer aceleração de hardware. Assim como nas gerações anteriores de GPUs NVIDIA que remontam à série GTX 900 "Maxwell", o suporte de driver de código aberto dependia da publicação de imagens de firmware assinadas pela NVIDIA para essas GPUs. Sem os binários de firmware assinados criptograficamente, o Nouveau não consegue inicializar o hardware para aceleração 3D devido aos controles mais rígidos da NVIDIA incorporados ao hardware.
Mesmo com as imagens de firmware assinadas, ainda há complicações em refazer o clock da GPU para sair das frequências de clock de inicialização bastante baixas. Essas complicações em torno do gerenciamento de energia no contexto de imagens de firmware assinadas significaram que a série GTX 900 e mais recente não conseguiu operar com o driver de código aberto em suas frequências de clock ideais... o suporte permanece com as placas gráficas GTX 700 "Kepler" e GTX 750 "Maxwell1" que não possuem essas restrições de firmware.
Nenhum comentário:
Postar um comentário