Confira !!
Aparecendo com o mais recente lançamento de código Linux4Tegra da NVIDIA está um novo driver gráfico de kernel de código aberto não publicado anteriormente. Este driver não é baseado no driver Nouveau existente, mas parece ser derivado de sua base de código de driver interno com algumas referências de direitos autorais que remontam aos anos 90.
Ontem, a NVIDIA publicou uma nova versão do Jetson L4T, fornecendo o mais recente sistema de arquivos raiz de amostra baseado no Ubuntu 20.04 LTS e usando o kernel Linux 5.10. Junto com isso estão suas fontes públicas usadas para gerar a compilação.
Este driver de vídeo/exibição do kernel NVIDIA é licenciado sob a licença MIT. Notável é que não é baseado nas fontes de driver DRM/KMS de código aberto Nouveau existentes com o único hit "Nouveau" no código em referência a uma mensagem de erro.
Ao olhar para os direitos autorais do código, o código da NVIDIA em alguns dos arquivos tem direitos autorais registrados desde 1993. Existem alguns arquivos com direitos autorais que remontam ao final dos anos 90 e início dos anos 20 como mais comuns. Parece que esse driver de kernel de código aberto é derivado em parte pelo menos de seu driver de kernel proprietário de longa data.
Esse driver de kernel NVIDIA de código aberto em sua forma atual equivale a cerca de 270 mil linhas de código e outras 93,1 mil linhas de comentários e 60,5 mil linhas em branco abrangendo cerca de 1.125 arquivos de origem.
Antes de ficar muito animado, pelo menos por enquanto esse driver do kernel parece estar limitado ao suporte de hardware gráfico Tegra. Tentar carregar este módulo para gráficos NVIDIA para desktop atualmente resulta em erros. Mas ao olhar para as fontes do driver, há referências a muitas GPUs de desktop e outras fora do contexto Tegra...
Por enquanto nenhum anúncio formal foi feito ou comunicação da NVIDIA sobre seus planos para este novo driver de kernel de código aberto. Voltando a 2019, havia sinais de que a NVIDIA estava trabalhando em um novo driver de kernel de GPU de código aberto, então isso pode finalmente acontecer.
No entanto, será ótimo se eles estiverem realmente trabalhando para ter um driver de kernel NVIDIA de código aberto que funcione em toda a sua gama de hardware suportado, semelhante até mesmo ao driver empacotado Radeon Software para Linux com suas opções proprietárias de driver OpenGL/Vulkan "PRO" ainda usando o driver AMDGPU DRM/KMS de código aberto. Este provavelmente seria o caso do lado da NVIDIA também que, mesmo tendo um driver de kernel Linux totalmente de código aberto, eles provavelmente ficariam com componentes proprietários OpenGL/Vulkan/CUDA do espaço do usuário, mas com a opção de possivelmente trabalhar com o driver Nouveau Mesa também. A nova versão do NVIDIA Jetson Linux pode ser baixada em developer.nvidia.com . Vamos ver o que acontece... Obrigado a "Longhorn" por mencionar a nova atualização/driver L4T.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário