FERRAMENTAS LINUX: Comentários de Linus Torvalds sobre a situação do driver NTFS Linux

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Comentários de Linus Torvalds sobre a situação do driver NTFS Linux

 

Confira !!

Conforme escrito no início desta semana, foram levantadas preocupações sobre o "novo" driver NTFS Linux de que ele está efetivamente sem manutenção já menos de um ano após ser mantido. Linus Torvalds, desde então, comentou sobre o assunto e abre a porta para outros desenvolvedores mantê-lo.

Desde que o driver foi finalmente implementado no ano passado no Linux 5.15, não houve grandes correções de bugs a serem enviadas para o driver. O driver, que começou como um driver proprietário da Paragon Software, recebeu algumas correções no ano passado na árvore Git da Paragon, mas nunca foi enviado à linha principal. Tentativas de outros desenvolvedores de entrar em contato com o mantenedor do NTFS3 não tiveram sucesso. Levando assim à discussão pública esta semana sobre o estado deste promissor driver Linux de código aberto NTFS que oferece suporte de leitura/gravação e outras funcionalidades não disponíveis com o driver Linux NTFS existente e também melhor do que a alternativa baseada em FUSE.

Alguns levantaram a hipótese de que a falta de manutenção do driver NTFS3 pode ser consequência da guerra Rússia-Ucrânia com desenvolvedores russos envolvidos. No entanto, essa falta de envios de correções de bugs upstream e respostas a outras perguntas de desenvolvedores remonta ao quarto trimestre do ano passado, bem antes do início do conflito.

Linus Torvalds comentou no tópico ontem. Kari Argillander, que iniciou o tópico da lista de discussão do kernel sobre a situação, contribuiu com patches para o driver NTFS3 quando ele estava sendo implementado e até se ofereceu para ser um co-mantenedor em suas tentativas de contatos com os desenvolvedores do Paragon. Linus Torvalds abriu a porta para Kari potencialmente assumir a manutenção do driver com qualquer outro desenvolvedor de kernel interessado. Basicamente, ele estaria disposto a atender solicitações de outros desenvolvedores caso o mantenedor original, Konstantin Komarov, não pudesse ou não estivesse interessado em continuar mantendo o driver para o kernel upstream.

Se você estiver disposto a mantê-lo (e talvez encontrar outras pessoas com a mesma opinião para ajudá-lo), acho que certamente seria uma coisa a tentar.

E se pudermos encontrar *ninguém* que acabe cuidando e mantendo, então acho que devemos removê-lo, em vez de acabar com *duas* cópias efetivamente não mantidas de drivers NTFS.

Não que dois sistemas de arquivos não mantidos sejam muito piores que um :-p

Isso também levou a uma resposta do desenvolvedor Namjae Jeon. Esse desenvolvedor está procurando melhorar o antigo driver NTFS Linux, " Atualmente estou trabalhando no suporte de gravação em NTFS(fs/ntfs) somente leitura com o objetivo de ser lançado em alguns meses. E depois disso, estou planejando começar trabalhando fsck em ntfsprogs em ntfs-3g para resolver o problema atual de falta de utilidade. "

Veremos como a situação do NTFS Linux se desenrola este ano.







Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário