Confira !!
Enviado na semana passada em meio aos dias ocupados da janela de mesclagem do Linux 5.18, a série de patches conectava um driver NVMe da Apple para uso com os SoCs M1, M1 Pro e M1 Max.
Sven Peter enviou o conjunto de patches para este driver NVMe da Apple que está agora em revisão e a caminho de ser implementado em uma futura série de kernel. A série de patches contém os bits necessários para suportar o armazenamento NVMe no hardware Apple M1 com o kernel Linux.
Devido ao controlador NVMe em Macs Apple M1 não estar conectado ao barramento PCIe e várias peculiaridades necessárias - incluindo as mudanças fundamentais no manuseio do envio de comandos - acabou significando escrever um novo driver Linux autônomo. O controlador NVMe da Apple também está executando um RTOS proprietário (RTKit) com o qual o kernel do Linux precisa fazer interface para ativar o suporte NVMe.
Quanto ao estado atual deste o driver Linux Apple NVMe , " O próprio driver tem sido usado com sucesso por várias pessoas como seu driver diário por semanas neste momento e nenhum problema importante foi relatado. Um problema menor é que as descargas nos dispositivos demoram *muito* mais do que o esperado. Jens Axboe tem uma solução alternativa em que as liberações são atrasadas, mas essa ainda não está pronta para envio. "
Para obter mais detalhes, consulte esta série de patches para este driver de código aberto Apple NVMe inicial para sistemas Linux que já é carregado por empresas como Asahi Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário