Confira !!
A Raspberry Pi Foundation apresentou na quinta-feira uma versão atualizada de seu sistema operacional Raspberry Pi OS derivado do Debian Bullseye.
A mudança mais fundamental com este sistema operacional Raspberry Pi atualizado não depende mais de um usuário com o nome de usuário "pi" padrão como uma falha de segurança da plataforma. Os sistemas Raspberry Pi OS recém-lançados agora serão solicitados a criar seu próprio nome de usuário exclusivo, em vez de apenas ter um usuário "pi".
O Raspberry Pi OS também apresenta um assistente de configuração novo/aprimorado que lida com a criação do usuário e outras tarefas de configuração. O Raspberry Pi Imager também agora é capaz de criar usuários em tempo de flash para ajudar nas configurações sem cabeça do Raspberry Pi.
Via raspi-configa outra grande mudança para esta versão atualizada do Raspberry Pi OS agora é o suporte experimental Wayland! Como uma opção experimental por enquanto, está a capacidade de executar o Raspberry Pi OS com seu desktop no Wayland, em vez do X.Org. Eles são bastante claros que, por enquanto, isso é estritamente para aqueles dispostos a entender que o suporte a Wayland não está totalmente pronto:
Antes de prosseguir, observe - nós absolutamente não recomendamos que a maioria das pessoas corra em cima de Wayland ainda! Este é um código experimental e há muitos recursos que ainda não são suportados no Wayland. (Para citar alguns – tirar screenshots, a lupa de tela, qualquer aplicativo de área de trabalho remota, a ferramenta de configuração de resolução de tela; esperamos que alguns deles funcionem no devido tempo, mas, por enquanto, não.)
A área de trabalho do Raspberry Pi também depende de alguns recursos do X11 e, portanto, o XWayland também é chamado. Mas para aqueles que desejam experimentar o Wayland no Raspberry Pi, podem usar o raspi-config.
Mais detalhes sobre a atualização do Raspberry Pi OS deste mês via RaspberryPi.com .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário