FERRAMENTAS LINUX: O recurso do AMD Branch Sampling "BRS" está para chegar no Kernel Linux 5.19

terça-feira, 5 de abril de 2022

O recurso do AMD Branch Sampling "BRS" está para chegar no Kernel Linux 5.19

 

Confira !!

Embora existam muitos novos recursos com o Kernel Linux 5.18, com sua janela de mesclagem terminada dias atrás, o código do recurso já está começando a se acumular nas várias ramificações "-next" para o que será o Kernel Linux 5.19 neste verão. Os patches mesclados hoje trazem a funcionalidade AMD Branch Sampling (BRS) para processadores Zen 3 com o próximo ciclo de kernel.

No ano passado, escrevi sobre os engenheiros do Google trabalhando no suporte ao AMD Branch Sampling para Linux com processadores Zen 3. Trata-se de fazer uso das informações expostas ao processador sobre as ramificações obtidas durante a execução do código. Por sua vez, essas informações do AMD Branch Sampling serão expostas por meio do subsistema perf do Linux para coleta. Esse suporte ao AMD Branch Sampling pode ser aproveitado para melhores otimizações do compilador em processadores AMD, analisando os dados de hardware coletados para tomar decisões de otimização mais informadas/precisas, como com o AutoFDO . Veja o artigo acima para mais comentários.

Embora tenham se passado alguns meses desde a última vez que falamos sobre o suporte ao AMD Branch Sampling, com base nas informações contidas no manual de referência do programador AMD público, eles conseguiram resolver o suporte e agora estão prontos para o mainlining. Depois de se re-basear no Kernel Linux 5.18-rc1, puxado para o branch perf/core do TIP o código AMD Zen 3 Branch Sampling. Por sua vez, esses patches perf/core, juntamente com quaisquer patches acumulados no próximo mês e meio, serão enviados para a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.19 quando ela começar no final de maio.


Com os processadores Zen 3, há amostragem de 16 ramificações de profundidade acessíveis por meio de registros MSR da CPU. Com a ferramenta perf o RETIRED_BRANCH_INSTRUCTIONS pode ser usado para combinar o comportamento BRS ou o novo evento branch-brs . O suporte ao AMD Zen 3 BRS será um recurso opcional com o switch Linux CONFIG_PERF_EVENTS_AMD_BRS no momento da compilação. É ótimo que o AMD BRS esteja agora sendo exposto no Linux, mas infelizmente demorou tanto tempo depois que as CPUs Zen 3 foram lançadas com esse recurso, pelo menos ainda deve ser útil com o Zen 4 e além para otimização de perfil / AutoFDO.











Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário