FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Intel Arctic Sound M foi adicionado aos drivers do Mesa 22.1

domingo, 10 de abril de 2022

O suporte do Intel Arctic Sound M foi adicionado aos drivers do Mesa 22.1

 


Confira !!

Antes do esperado congelamento de recursos / ramificação de código da próxima semana para o Mesa 22.1 , a Intel comprometeu hoje o suporte Arctic Sound M "ATS-M" para seus drivers OpenGL e Vulkan de código aberto.

Com o Arctic Sound M fazendo uso da GPU discreta DG2/Alchemist, todos os caminhos de código de driver existentes estão sendo seguidos. A habilitação de ATS-M no Mesa resultou na adição de novos IDs PCI para placas ATS-M: 0x56c0 é uma parte ATS-M baseada em DG2-G10 e 0x56c1 é a outra placa ATS-M adicionada baseada no corte DG2-G11.

Em janeiro, o suporte Arctic Sound M foi adicionado ao seu driver de mídia de código aberto, referindo-se a ele como "Arctic Sound Mainstream". No mês passado, os patches do kernel do Linux chegaram para o ATS-M que se referem ao Arctic Sound M como uma plataforma de servidor, mas sem suporte de hardware de exibição. Novamente, esse trabalho do lado do driver do kernel também foi mínimo, seguindo amplamente os caminhos do código do driver DG2/Alchemist e apenas renunciando a qualquer suporte de exibição. Na semana passada, um novo Intel Media SDK foi lançado com suporte para codificação de vídeo também para o ATS-M.


Agora, com este patch adicionando os IDs PCI ATS-M para o Mesa 22.1, parece que o suporte está funcionando quando emparelhado com os outros componentes de driver Intel mencionados mais recentemente. Concedido com Arctic Sound M sem saída de exibição, o suporte ao Mesa será apenas para renderização sem cabeça e casos de uso semelhantes.

O Intel ATS-M está fazendo uma amostragem para os seus parceiros atualmente, enquanto essa GPU de data center deve estar disponível de forma mais ampla no final deste ano.












Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário