Confira !!
Enquanto em março o Ubuntu 22.04 "Jammy Jellyfish" mudou o comportamento padrão do driver da NVIDIA para usar Wayland em linha com gráficos Intel e Radeon usando a sessão GNOME Wayland em vez do X.Org para os últimos lançamentos, essa alteração foi revertida no último -minuto. Com um SRU no dia do lançamento, o Ubuntu 22.04 LTS é padronizado para usar a sessão GNOME X.Org em vez de Wayland ao executar o driver NVIDIA proprietário.
No ano passado, o Ubuntu adotou como padrão a sessão Wayland ao usar os drivers Intel, Radeon e outros drivers do Mesa para a área de trabalho do GNOME. Está funcionando lá fora, enquanto o padrão para o Ubuntu 21.04/21.10 com o driver da NVIDIA foi ficar com a sessão X.Org. Isso foi planejado para mudar com o Ubuntu 22.04 LTS agora que o driver proprietário da NVIDIA suporta GBM e, ao usar as versões mais recentes, o suporte a Wayland geralmente está em ótima forma. Assim, no mês passado, quando a mudança foi feita para o driver da NVIDIA para o padrão Wayland, foi um sinal dos bons tempos para Wayland...
Mas esta semana antes do lançamento do Ubuntu 22.04, a NVIDIA solicitou ao Ubuntu/Canonical que eles alterassem seu padrão para X.Org em sistemas somente NVIDIA.
Portanto, o pacote GNOME Display Manager (GDM) do Ubuntu foi atualizado para que os sistemas somente NVIDIA voltem a usar a sessão GNOME X.Org por padrão. A exceção, porém, é para sistemas gráficos híbridos onde há uma mistura de GPUs NVIDIA e Intel/AMD, Wayland será o padrão nesses casos por ter uma experiência melhor que o X.Org. Mas pelo menos a opção de tela de login do GDM permanecerá para permitir que os usuários do NVIDIA Linux optem por usar a sessão Wayland, se assim o desejarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário