Confira !!
Há algum progresso empolgante em torno do Zink, já que a implementação do OpenGL 4.6 construída sobre APIs Vulkan para aceleração OpenGL-on-Vulkan geralmente bastante eficiente... O Zink com o código Kopper recentemente mesclado está começando a funcionar no Windows e a Laminar Research espera use o Zink para o próximo grande lançamento do X-Plane!
Sidney Just, do X-Plane, tem trabalhado com Mike Blumenkrantz e desenvolvedores upstream do Mesa para habilitar o Zink no Windows. Com o código do Kopper recentemente mesclado para oferecer manipulação nativa de WSI (integração de sistema de janelas) e outras melhorias, Sidney tem trabalhado para que o Zink funcione corretamente no Windows.
Sidney abriu hoje uma solicitação de pull do Mesa que está adicionando o suporte ao Windows WGL para o Kopper. Com este código mais recente, o Zink está sendo executado no Windows em "velocidade máxima" com integração adequada do sistema de janelas. Este também é o primeiro driver Mesa compatível com OpenGL 4.6 acelerado por hardware executado nativamente no Windows.
Acontece que os desenvolvedores do X-Plane estão interessados em usar o Zink como seu back-end OpenGL com o X-Plane 12. Embora o X-Plane tenha adicionado recentemente suporte nativo ao Vulkan , o X-Plane ainda depende do OpenGL para vários plug- ins na renderização de certos elementos, como telas aviônicas personalizadas. Atualmente, o X-Plane 11 está contando com extensões de interoperabilidade do driver OpenGL/Vulkan para obter a renderização GL/VLK, mas para algumas plataformas as extensões de interoperabilidade são inexistentes ou com erros.
Com o X-Plane 12 como o próximo grande lançamento deste simulador de vôo realista, a esperança é enviá-lo com o Zink como back-end OpenGL para uso por plug-ins e passar por isso quando precisar de suporte de renderização GL. Isso evita a falta de drivers OpenGL bugados / extensões de interoperabilidade.
Mais detalhes no Mike's blog para este marco notável e emocionante uso planejado para o Zink, que também leva ao trabalho para garantir que o Zink possa funcionar bem no Windows, além do Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário