FERRAMENTAS LINUX: Os Patches do LoongArch são postados novamente para tentar obter essa CPU derivada do MIPS chinês no Linux

sábado, 30 de abril de 2022

Os Patches do LoongArch são postados novamente para tentar obter essa CPU derivada do MIPS chinês no Linux

 

Confira !!

Os engenheiros da Loongson continuam trabalhando com o objetivo de melhorar o suporte à arquitetura de CPU LoongArch no kernel Linux.

O LoongArch como um lembrete é a nova arquitetura de CPU derivada do MIPS64 e é o esforço da China para ter uma arquitetura de CPU doméstica capaz de plataformas de desktop e servidor. Loongson descreve-o como " LoongArch é um novo RISC ISA, que é um pouco como MIPS ou RISC-V. LoongArch inclui uma versão reduzida de 32 bits (LA32R), uma versão padrão de 32 bits (LA32S) e uma versão de 64 bits (LA64). "

Os patches v9 publicados esta manhã rebaseiam a série no estado upstream do Linux 5.18 Git mais recente, corrigem a manipulação da tabela de páginas de 4 níveis, definem para sempre usar uma pilha de kernel de 16 KB, habilitam suporte a efistub e zboot e tem várias outras correções e melhorias de código.

O suporte ao kernel do LoongArch Linux em sua forma atual é de cerca de vinte e quatro mil linhas de novo código.

O suporte ao kernel LoongArch também foi bloqueado por falta de um compilador principal com suporte ao compilador LoongArch, mas o GCC 12 recentemente fundiu o suporte LoongArch lá e, assim, atendeu ao pré-requisito do compilador. Veremos se o LoongArch consegue vir para o kernel v5.19 ou se sua linha principal se arrasta ainda mais.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário