FERRAMENTAS LINUX: A Zhaoxin tenta novamente aumentar o seu suporte de CPU "LuJiaZui" no GCC

segunda-feira, 23 de maio de 2022

A Zhaoxin tenta novamente aumentar o seu suporte de CPU "LuJiaZui" no GCC

 

Confira !!

Em 2019, a empresa chinesa de CPU Zhaoxin introduziu "LuJiaZui" como seu design de CPU x86 de 16nm para uso de laptops até servidores. O LuJiaZui está muito melhor do que seus chips anteriores, embora ainda esteja bem atrás do desempenho da AMD e da Intel. O suporte adequado do compilador GCC para LuJiaZui foi enviado novamente esta semana depois que a sua tentativa anterior de upstream não chegou ao GCC 12 devido ao atraso no ciclo.

A Zhaoxin é como uma atualização do que começou como uma joint venture entre a VIA e o governo de Xangai e seu foco em CPU x86 está no mercado doméstico chinês de PCs. As CPUs Zhaoxin LuJiaZui 16nm podem rodar em até 3GHz, suportar memória DDR4-3200, lidar com até 64GB de RAM e outras melhorias para esses processadores comercializados como as séries ZX-E / KX-6000 / KH-30k.

Espera-se que a Zhaoxin este ano lance seu sucessor YongFeng para LuJiaZui com desempenho muito melhor, supostamente suporte de memória DDR5 e conectividade PCIe 4.0 e muito mais. Zhaoxin, embora apenas nos últimos meses, tenha tentado fazer o upstream da detecção e suporte do LuJiaZui no compilador GCC.

Este patch corrige o problema de detecção de ID do fornecedor de CPU Zhaoxin e adiciona suporte ao processador zhaoxin "lujiazui". Atualmente, o gcc não pode reconhecer a CPU Zhaoxin (ID do fornecedor "CentaurHauls" e "Shanghai") se o usuário usar a opção -march=native, o que é confuso para os usuários. Este patch habilita -march=native in zhaoxin family 7th processor e -march/-mtune=lujiazui, custos e ajustes são definidos de acordo com as características do processador. Adicionamos um novo arquivo md para descrever o pipeline lujiazui.

Se você tiver acesso ou estiver interessado nessas CPUs x86 chinesas, o patch de habilitação do GCC está atualmente na lista de discussão do GCC . Veremos se ele será retirado em breve, agora que o GCC 12 foi ramificado e o GCC Git está acompanhando o trabalho para o GCC 13 do próximo ano. Também veremos se a família de CPUs YongFeng de última geração da Zhaoxin vê um upstreaming mais oportuno do GNU Compiler Collection.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário